Hoje é aniversário do “padrinho” @oficialchicocesar!
Chiquinho, muita saúde, luz, vida, amor pra dar e receber. Parabéns para você! Te amo, te amo, muita gratidão por sua existência! 🌹
Um dos mais bonitos momentos da minha vida, cantando para o nosso mestre @djavanoficial, um dos maiores do mundo para mim. Um ídolo de toda a minha vida.
Ouvindo as suas músicas eu sinto uma alegria e sofisticação da voz. Gênio no ritmo, violão, arranjos, harmonia, percepção, profundidade, ambientação e maneira rítmica das letras. Djavan é um presente! Salve Djavan! Feliz aniversário! 🌹
🌊🪞 Iemanjá simboliza a energia da família, todas as cabeças e que, portanto, quando estamos equilibrados nela, retira angústias, confusão, tira tristezas, impurezas, traz prosperidade, assim como o mar pode trazer! Somos emoção, água em nossa maioria fisicamente, mais de 75%! Somos totalmente dependentes da natureza e ela sempre precisa ser reverenciada, cuidada, agradecida!
Salve a Rainha do Mar e sua fartura. Sempre Linda. Presentes e agradecimentos para uma das forças da natureza. Dia de se vestir de branco e agradecer, pedir pelos cuidados desta Rainha do Mar, das cabeças (mente), entre outras coisas.
“Canto de Iemanjá”
(Baden Powell e Vinicius de Moraes)
Iemanjá, Iemanjá
Iemanjá é dona Janaína que vem
Iemanjá, Iemanjá
Iemanjá é muita tristeza que vem
Vem do luar no céu
Vem do luar
No mar coberto de flor, meu bem
De Iemanjá
De Iemanjá a cantar o amor
E a se mirar
Na lua triste no céu, meu bem
Triste no mar
Se você quiser amar
Se você quiser amor
Vem comigo a Salvador
Para ouvir Iemanjá
A cantar, na maré que vai
E na maré que vem
Do fim, mais do fim, do mar
Bem mais além
Bem mais além do que o fim do mar
Bem mais além
Foto: Rose Figueiredo
#VanessadaMata
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🎶📝 Muita gente não sabe que componho. Essa arte de contar histórias. De juntar letra e música. De repartir sotaques, acentos, no prumo certo para que frase e contexto sejam na prosódia e não fora dela. Colocar palavras que junto à melodia exprimam seus acentos no lugar certo, para que sejam entendidas e não que pareçam outro idioma.
Sempre achei que todos podem compor. E é claro que não digo que todos compondo, tudo será aproveitável. Existem compositores mais talentosos e outros nem tanto. Para quem não sabe, não componho desde agora. Meu primeiro disco já era feito do meu autoral! Duas músicas apenas não eram minhas. A cronista que existe em mim tem muita fome e cria causos musicais para existir. Desde muito cedo, aproveitei as histórias e estórias que inventava e ouvia e as musicava! É um regulamento de equilíbrio, alívio e diversão o meu ofício. Tenho necessidade de existir assim. Me encontrei nessa comunicação muito cedo e já é natural desde menina, livre, libertador e ceifadora de angústias!
Fico tão feliz em me colocar nessa energia vital,artística de me trazer íntegra, inteira, arterial,até hoje, ao que sempre propus, melodia e letra, de ser uma compositora ativa e me colocar à disposição total da canção e poética, prosódia dentro da composição e não só ficar na facilidade das vias comuns de fazer rimas com verbos no infinitivo. É preciso dedicação em qualquer área. Não ter parado de construir canções interessantes é um orgulho imenso, pq se desafiar, não é fácil.
É uma honra estar conectada com meu público e saber, dentro das minhas composições, o que o emociona. Que bom que vejo meu público vivendo das minhas músicas atuais tanto quanto as de vinte anos atrás. A energia vital criativa aqui não passou e não vivemos somente de nostalgia! Fazer música para muitas mulheres ainda é um desafio enorme, já que não podíamos sequer dar risadas altas, falar palavrão, nos separar do marido desleal opressor assassino. Imagina compor e compor hit!Ser liberta e libertar internamente nas expressões com a música, dentro do que ainda é tão pouco no mercado brasileiro de autoras: 5 %
Hoje é Dia Mundial do Compositor. Qual composição minha mais te tocou até hoje?
#TBT “Baú”, composição da Vanessa da Mata, do álbum “Sim”(2007) e regravada no primeiro DVD da Vanessa da Mata, na cidade histórica de Paraty (RJ) em novembro de 2008. O álbum ao vivo foi produzido por @mariocaldatostudio e @kassin.co e a direção de vídeo foi assinada pela @joanamaz.
✨📦 E você? O que você guardaria no seu baú mágico?
Foto capa Reels: @possatophotography
#EquipeVDM #VanessadaMata
Chá de mãe é que nem visitar o lar de infância
quando ela foi boa
A gente tem um gostinho de nós, se a nós nos torna um pertencimento de orelha a orelha
riso de um amor inocente,
caminho que deixava tudo gigante
Na infância da gente, o quintal da avó era enorme
Ela era enorme
Os avisos da mãe de vidente
Qualquer coisa que se fazia era surpreendente
Os cheiros, as bolas, as comidinhas, a língua do p, as queimadas,
O apresentador do jornal morava dentro da televisão
os assobios conseguidos depois de tanto tentar e tontear
Chá de mãe, Cafuné de mãe, curiar de vó
Voltar para casa de um pé só
Show da Vanessa da Mata em Genebra esgotou 😱😱😱😱😱
.
Mas não se preocupe, abrimos uma nova sessão !
Não deixe pra depois e garanta já seu ingresso !
Dia 08 de maio no UPTOWN GENEVA
Ingressos à venda na see tickets. Uptown Geneva
🇫🇷 Atendendo a pedidos, Vanessa da Mata de volta à Paris em NOVO LOCAL. A cantora se apresenta com a turnê ‘Vem Doce’ no dia 04 de maio na Allambra Théâtre (21 Rue Yves Toudic, 75010 Paris).
Garanta já seu ingresso na weezevent.com
👉 Os ingressos adquiridos para o local anterior continuam válidos.
https://my.weezevent.com/vanessa-da-mata ALHAMBRA Paris
🎉🎊Atenção passarinhos pernambucanos, é hoje a abertura do Carnaval no 58° Baile Municipal do Recife, que acontece neste sábado, a partir das 20h, no Classic Hall. Os ingressos estão à venda na @bilheteriadigital (link na bio) e a renda destinada a entidades beneficentes.
Neste ano o tema do Baile será “Quem comanda a festa são elas”, com o objetivo de destacar o protagonismo feminino, embalado pela Orquestra Popular do Recife, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Spok Frevo Orquestra.
Nos vemos lá!
🗓️ Confira a agenda completa em vanessadamata.com.br
#EquipeVDM #VanessadaMata #CarnavaldeRecife Recife, Pernambuco, Brasil
#TBT “Canção do Sal” (Milton Nascimento)
Relembrando a homenagem ao mestre @miltonbitucanascimento durante a participação na live do querido Seu Jorge, em setembro de 2020. no Teatro Bradesco (SP). Quem lembra?
#VanessadaMata #SeuJorge #CançãodoSal #MiltonNascimento
Era vez do silêncio no quintal de minha casa! O ingá fálico reboliço na minha face roçando, enquanto eu tomava café melado, e o ingá dependurado na mãe dele. A minha pele dura de lama branca, que eu colocava, das tantas cacheiras que eu ia, levar meu corpo a banhar nelas, colocando o barro da piçarra no rosto, esticando-o todo banhada por rios indecentemente no luxo d’água Garças e Araguaia. Meu Mato Grosso engrossado em mim, morador profundo! Contava as jabuticabeiras, nove delas, sendo a mais velha da idade que minha avó teria. A corte das jasmineiras fazendo um corredor de caminho que seguia, resistindo aos anos de desmantelo e desdém à natureza de seus impostores “donos” que as matam, como os homens que amam, provando o contrário e matando suas mulheres! Residia ali meus pensamentos de outrora que me traziam agora, tão longe e tão forte, o que não esmorecera em mim! Cada árvore, criatura, alimento, desdobrando ecoando criando outras crianças e criaturas. O frescor do ar que elas tecem em seu sofisticado viver de existência do oxigênio. O arder do fogo que elas, ainda bem, não experimentaram, jamais ter! Deito meu corpo e me lembro da vida tamanha que se tem de tantas criaturas pequeninas coloridas grandes fortes ou finas, donas também da natureza! Sinto agora uma ardência de alegria e vontade de estar lá. Pena, Não tenho como, não posso! Vou me buscar no meu fundo. Eu já vendo o meu rosto, gargalhado, sentido, passado no lúdico várias vezes, naquele modo vivo daquele quintal estimulante, afrontando a morte com total saúde e flerte sendo imensidão! Sempre que preciso, vou lá sentir o cheiro aonde mais amo em mim, onde e quando eu me deixava no grandioso nivelamento do chão!
Atenção passarinhos, em 23 de fevereiro chega às plataformas digitais o novo single “Rindo Com Você”. Com composição e produção musical da própria Vanessa, a música faz parte da leva de canções compostas para o disco “Vem Doce”, que ficaram de fora da seleção inicial e agora estão sendo liberadas pela cantora.
📲🥭 Faça agora o pré-save no link da bio!
Foto da capa: @priscilaprade
#EquipeVDM #VanessadaMata #VemDoce #RindoComVocê
Atenção passarinhos, em 23 de fevereiro chega às plataformas digitais o novo single “Rindo Com Você”. Com composição e produção musical da própria Vanessa, a música faz parte da leva de canções compostas para o disco “Vem Doce”, que ficaram de fora da seleção inicial e agora estão sendo liberadas pela cantora.
📲🥭 Faça agora o pré-save no link da bio!
Foto da capa: @priscilaprade
#EquipeVDM #VanessadaMata #VemDoce #RindoComVocê
Há um ano chegava às plataformas “Foice”, segundo single do álbum #VEMDOCE. Um encontro com os mateiros, com as mazelas, com o entendimento de cada ferida, encontro com a cura. Intensa mas necessária.
Um pouquinho do processo de composição e gravação de “Foice” pra vocês!
#VanessadaMata #Foice #VemDoce
📝 Carta (Ano de 1890)
Composição: Vanessa da Mata
Álbum: Vanessa da Mata (2002)
Ando nas ruas do Centro
Estou lembrando tempos
Enquanto lhe vejo caminhar
Aguando a calçada Um barbeia um velho
Deita à noite e diz poesias
Ando nas ruas do centro
Estou lembrando tempos
Enquanto lhe vejo caminhar
Aguando a calçada
Um barbeia um velho
Deita à noite e diz serenata
Vinho enquanto ouve choro costurar
Passei na casa, Seu José não estava
Memórias, Senhor Brás Cubas postumavam
Enquanto vi passar Helena pra casa de chá
Devagar, bonde na praça
Ainda borda delicadeza
Torna a gente banca de flores
Libertando sorrisos no ar
#VanessadaMata
❤️ Se existiu amor que se confunde entre admiração de uma obra, de um estilo de vida de um ídolo, esse foi por Tom Jobim (@jobimoficial)! Quando o escuto e vejo o seu exemplo de vida, seu envolvimento e inteligência na retenção de si e “auto-sustentação” através da natureza, percebo em mim, uma desconectada sensação de saudosismo em querer ter existido como sou, na época dele.
Um homem de estirpe e raro, um artista de nome e nobreza na existência pessoal que se estende na obra e geralmente isso não é automático. Ele era inteiro genial, assim sendo, eu aqui agradeço pela sua existência. Saudade de quem não pôde te conhecer pessoalmente, mas que em obra te conhece mais e te concede muito amor. Salve o nosso mestre maior Antonio Carlos Jobim. Na data que comemoramos 97 anos de seu nascimento, apenas o meu muito obrigada Tom Jobim!
No vídeo com @daniel_jobim e a Orquestra Filarmônica de Rotterdam, sob a regência da maestra Simone Menezes, no Festival Brasil Sinfônico em Rotterdam, Holanda, em 24 de agosto de 2017.
#VanessadaMata #EquipeVDM #tomjobim Rotterdam,Netherland
O terceiro episódio do “Sonoros Billboard” já está disponível no canal do YouTube, e a convidada desta semana é a incrível cantora e compositora Vanessa da Mata. Nascida em Alto Graças, região do estado do Mato Grosso, ela foi educada musicalmente ao som de todo tipo de música.
Sob o comando de Sérgio Martins e Dudu Borges, a cantora fala de influências musicais, conta histórias sobre bossa nova e seus tempos de batalha como artista iniciante, além da relação com a banda. Confira esse papo imperdível na íntegra. Link na Bio. (🎥 Billboard Brasil)
Ao individual modo de sermos, Por mais que tentam impor em nós pareceres ou sangue
Se lhe é dado o desconforto
Libertar-se do seguir o sangue de pai e mãe, caso sejam infortuneis
Honrar pai e mãe apenas nos exemplos bons e lutas dignas diárias
Segue avante e erga-se pela própria evolução deles, por eles,
por eles, mas liberta-se
Ao desatar-se e alinhar-se no esplendoroso do seu próprio ser
De sim ao seu compromisso somente consigo logo o saudável de vida
Sim à vida
E ao adeus hoje e amanhã do fadado ao esmo
Que tentaram e tentam impor
A ti
Rompa, quebre, invista-se
Mas que desfaçamos os nós e laços feito de prisões que não existem
Avante sempre ao nosso
Sim à vida que é toda nossa e só a nós nos damos
Pulsão de vida e não de morte
Saudável invicta seja a nossa sabedoria
Faço-me e faço-te livre de qualquer amarração ou mistura de mim e de vós
Curo-me, livro-me na auto-medicina
Limpa e independente
Destino e fluência divina evolutiva, dou-me
Pois somente vida, saúde e alegria
Assim liberto-me
Asè Amém Namaste 🙏
🪽Eu Não Tenho (Vanessa da Mata / Kanza Lokua)
Eu não tenho chão
Eu não tenho casa
Eu não tenho pão
Estou vendendo as asas
Que possuo
Por não ter mais nada
Vez em quando leite, vez um feijão
Quem jamais ganhou presente de Natal
Eu não tenho chão
Só grão de esperança
Deixa pra lá
Há quem tenha por nós
Eu não tenho chão
Eu não tenho casa (nada)
Eu não tenho pão
Estou vendendo as asas
Que possuo
Por não ter mais nada
Vou longe com Deus e as asas que levo
Vejo os castelos frente ao meu brinquedo
Eu não tenho som
Canto o que me dão
Viva a vida, vida viverá
Mas vejo nos olhos de Esmeralda
Um dom que sossega a minha tristeza
Só ela constrói
Sem ela tudo me dói
Deixa pra lá
Há quem tenha por nós
#VanessadaMata
✨🥁🐦 Passarinhos de Recife por aqui?!
Vanessa da Mata estará na 58°edição do Baile Municipal do Recife 2024, no dia 03 de fevereiro o @classichallpe, com @spokfrevo.oficial (ingressos à venda no link da bio).
E no dia 10 de fevereiro, sábado, é a vez do Marco Zero, no Recife Antigo! Apresentação prevista para 20h20. Vem doce!!
👯 Já chamem os amigos e preparem as fantasias!
Foto: @paulamaestrali
#EquipeVDM #VanessadaMata Recife-pe
Não pense em qualquer tipo de maus tratos consigo mesmo
Seja de aparentemente simples ou mais severo
Agradeça pelo seu corpo
Sua existência, seus caminhos, suas pequenas ou quaisquer conquistas
Agradeça pela sua existência em todos os
momentos que surgir culpa ou rejeição de si mesmo
Qualquer que sejam os maus-tratos à autoestima, auto-boicote, sem alimentares em não se nutrir ou mesmo se alimentar ou se negar em uma alimentação nociva, se cortar, se desmerecer, se desconectar com o mundo real, em fugas desnecessárias criando desequilíbrios ou auto perseguição
Atenção: a vida é uma chance, uma proteção, uma atenção, uma possibilidade repetidamente
Não adianta a fuga seja pequena ou tentar o “para sempre”, não adiantará e só piorará a sua condição de dor e solidão, caso faça ou tente
Resida em si, olhe o que é menor, simples e real
O que não se pode comprar
O que é vida no mais profundo calor
Se ame, se abrace, se dê chances
Se agradeça, todos os dias e horas que sua mente tentar boicotar sua existência
Não deixe
Se beije
Faça amor com a vida
Se ensina no todo
Se veja sendo parte e teime
Reiki, medite, trabalhe, se orgulhe e teime e teime até vencer a escuridão inexistente
Deus te dê luz, alegria e saúde (Deus te dê)
Deus te dê carinho, prosperidade e harmonia (Deus te dê)
Deus te dê sorte, caminhos, muitos amigos (Deus te dê)
E que me esqueça pelo amor de Deus (Deus te dê) 😂
🎶“Vizinha Enjoada” (Vanessa da Mata)
#VanessadaMata #VemDoce #VizinhaEnjoada
🎼🥭Atendendo a pedidos, mais uma música do álbum “Vem Doce” com as cifras. Gravem vídeos com “Foice” e me marquem aqui para compartilhar. Quero muito ouvir vocês! 🤗🎶
#VanessadaMata #VemDoce #Foice
O Tempo (Mário Quintana)
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
#Repost @afeto.music