Lúcia Moniz Instagram – “Novas Cartas Portuguesas”, da autoria de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa é, ainda hoje, uma das obras portuguesas mais traduzidas em todo o mundo.
Nos anos 70, com Portugal ainda dominado por uma ditadura fascista, vivia-se o risco de o livro ser apreendido, sob o perigo de as autoras serem julgadas e condenadas à prisão. Depois de várias editoras recuarem na sua publicação -disseram que não tinham coragem de publicar – por abordar temas censurados ou temas tabu, como a guerra colonial ou o estatuto social e legal das mulheres, foi aí que o papel de Natália Correia, grande escritora portuguesa natural dos Açores, mas também uma mulher de uma grande coragem, foi determinante. Porque aceitou correr o risco de publicar o livro.
Segundo informação das autoras, foi durante este período que Natália Correia, para salvaguardar a impressão total do manuscrito original, terá concordado que determinados textos fossem retirados, embora depois os tivesse voltado a incluir na tipografia, contrariando as ordens da censura. O livro seria então publicado com a direção literária da escritora, em Abril de 1972, pela Estúdios Cor.
No próximo dia 5 de Março 2023, para assinalar o dia Internacional da Mulher (8 de Março), encontramo-nos para, através da leitura de alguns excertos deste livro, homenagear e celebrar as autoras Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Natália Correia, e todas as mulheres que sonharam e concretizaram batalhas pelos Direitos da Mulher. | Posted on 25/Feb/2023 04:18:03
Check out the latest gallery of Lúcia Moniz



