Nuno Markl

Nuno Markl Instagram – Gostei! Por trás do conceito sofisticado de ficção científica de Dark Matter está um estudo de personagens intimista e com questões nada transcendentais e quânticas. O que é um homem perfeito? O que é uma vida perfeita? Joel Edgerton é Jason, personagem de quem conheceremos várias versões. As duas principais: um Jason 1, professor banal e modesto, com um extremo amor pela família – mesmo que, às vezes, não o saiba demonstrar – e um Jason 2, génio aclamado da ciência, que tem tudo menos a mulher que ama e um filho.
O Jason génio usa a caixa de viagem interdimensional que cria para raptar o Jason banal e ficar-lhe com a família, embora não perceba o mais elementar funcionamento da vida como pai e marido; o Jason banal vê-se dentro da caixa, qual Gato de Schrödinger, perdido num corredor de portas infinitas que lhe dão acesso a múltiplas opções de universo, criadas a partir de todas as opções que Jason tomou e que se desdobram em mais opções, em mais universos e em mais Jasons- embora ele só queira a que lhe permita voltar para a família.
Se Alfred Hitchcock tivesse explorado o fantástico e tivesse colaborado com Rod Serling, talvez tivesse feito Dark Matter: ficção científica humanista com um toque de thriller de identidades trocadas. Poderia ter dado um óptimo filme; sendo uma boa série não escapa a uma ou outra armadilha do formato – esticar aqui e ali, deixar pontos em aberto no final para uma desnecessária temporada 2 (porque é que todas as histórias televisivas ficam em aberto e há uma fobia de criar uma obra única e fechada?). Mas ainda assim agarrou-me e divertiu-me, e é sempre bom rever Jennifer Connelly e apreciar as subtilezas de interpretação de Joel Edgerton, criando vários Jasons diferentes sem precisar de mais do que inflexões de voz, detalhes no olhar. Ficção científica sólida, inteligente e uma abordagem criativa aos multiversos. Está na Apple TV . | Posted on 01/Jul/2024 21:46:52

Nuno Markl
Nuno Markl

Check out the latest gallery of Nuno Markl