Mafalda Ribeiro Most Liked Photos and Posts

Related Posts

Share This Post

Most liked photo of Mafalda Ribeiro with over 2.2K likes is the following photo

Most liked Instagram photo of Mafalda Ribeiro
We have around 46 most liked photos of Mafalda Ribeiro with the thumbnails listed below. Click on any of them to view the full image along with its caption, like count, and a button to download the photo.

Mafalda Ribeiro Instagram - Há QUA-REN-TA anos que vivo sentada no espanto🙌 O cálice da minha gratidão por ter chegado a este 10 de maio de 2023 transborda🥹 E nos meus lábios hoje estão ainda mais estas palavras, que são literalmente Vida para mim:
“Tu criaste o íntimo do meu ser
e me teceste no ventre da minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste
de modo especial e admirável.
Tuas obras são maravilhosas!
Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado
e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião;
todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro
antes de qualquer deles existir”- Salmos 139:13-16
O maior presente deste meu espanto contínuo, desde 1983, é ser um testemunho do Seu Amor✨ #gotasnocharco #gratidao #aniversario #quarentona #amafifazanos #ebenezer
Mafalda Ribeiro Instagram - De todas as vezes este ano em que planeei parar, ou lhes tentei chamar férias, não aconteceu. Fui parada, contra a minha vontade, várias vezes, não propriamente para ócio mas para dar espaço a que as dores doessem. E se fartassem de mim! Em todos esses momentos, aprendi mais acerca do Tempo, que não é nosso, e o que está ao nosso alcance fazer com ele. Aceita-lo, inclusive. Quanto mais confiamos, fora de pé do nosso controlo, menos a frustração se sente e a gratidão fica mais nítida. Portanto, num ano em que a palavra celebração encheu os dias vividos - tanto pelo nascer do meu novo livro como pelo nascer dos meus 40 anos - fui-me habituando a encontrar o descanso nos pequenos detalhes e a não me propor a grandes produções, sob pena de baterem na trave. Nessas escolhas aprendi a conhecer-me melhor e a quem acredito que fui criada para ser, na minha originalidade. É nesse encontro que sou verdadeiramente livre. 
Gastamos demasiado tempo em vão à procura de ideais, confundindo-os com a esperança que fica para lá da linha do horizonte. O corpo ideal, o parceiro ideal, a família ideal, as férias ideais, o trabalho ideal, os filhos ideais, o carro ideal e o local ideal para viver. Nessas viagens esquecemo-nos de aproveitar o que nos é dado de Graça, sem que para isso seja preciso esbracejarmos. Desligamo-nos da Esperança facilmente, obstinados pelos tais modelos ideais que nos fogem das mãos, e não percebemos que isso é o que precisamente esvazia a maré do nosso coração. 
É no ordinário que o extraordinário da dádiva da vida acontece. Por isso em Setembro não termina nada, mas está tudo outra vez a começar! 
📸 by @nadiarlopes 
#setembroehoje #gotasnocharco #ferias2023 #ayamonte #gratidao #islacanela #oanocomecaemsetembro
Mafalda Ribeiro Instagram - Hoje é o MEU DEZ, dizia este pontinho de gente, de cada vez que fazia anos. É assim graciosamente há 39 anos 🥳🙌Tenho tantas coisas para dizer hoje a esta bebé, com arzinho de quem parecia saber o que andava cá a fazer 😇 Ou então não, dir-lhe-ia apenas estes versos da música do @_kidsimz_ e da @susanavfchaves: “grato estou, sim eu grato estou, pois o meu impossível possível Ele tornou, mesmo sem entender, eu sei quem cuida de mim”🙌 O mais belo da ode às improbabilidades, que a minha existência tem, é o mistério de como o mover de Deus me trouxe até aqui. Se contasse à Mafalda bebé, à menina ou à miúda a viagem que esta mulher (perto da meia idade 🤦‍♀️) ia fazer, nenhuma delas ia entender. Mas em nenhuma etapa ou instante duvidei de quem tinha o controlo disto tudo. Reconhece-lo - não só hoje mas no banal dos dias - é celebrar aquilo que me foi confiado, no dia em que acredito ter sido detalhadamente planeada para vir para o mundo assim. O mérito não é meu, as vitórias não são minhas, nada aconteceu pela minha força, pois esta que eu sou serve para manifestar unicamente a Glória do Maior Artista de todos. 
Estou grata a cada um que Ele escolheu para personificar o Seu amor e cuidado ao longo destes quase 40 anos: família e amigos. A vocês que me encorajam a continuar a fazer da comunicação uma ponte para a Esperança. Por isso mesmo sem entender, e sem querer saber o que virá, continuo a escolher confiar que sou guardada, levantada e enviada para o extraordinário. Parabéns Mafizinha 🥳
#sorrirsobrerodas #gotasnocharco #mafibebe #dezmaio #39anos #gratidao
Mafalda Ribeiro Instagram - Para alguém com mobilidade condicionada, que se desloque em cadeira de rodas, como eu, umas escadas simbolizam o inimigo. Aquilo que me bloqueia, trava, aprisiona, impede de seguir e me obriga a afastar da rota planejada. Lutar pelas acessibilidades arquitectónicas, no que a cimento diz respeito, não é querer viver de superação em superação de obstáculos, para que me tenham como uma inspiração. É pedagogicamente contribuir para esta mudança de entendimento: sem o obstáculo, não há nada para derrubar nem um qualquer Golias para enfrentar. Basta alguém querer, fica tudo mais fácil e ganhamos todos. 
Neste dia, no entanto, eu nem queria subir estas escadas. Detive-me apenas a olhar para o pedaço de céu que aquela noite clara me oferecia, no cimo dos degraus. E agradeci. Por nunca me ter cansado de renovar a perspectiva com que encaro todas as escadas que me têm aparecido no caminho. Na sua maioria são um inimigo invisível. 
Não são a pedra que se parte de um cenário que obrigatoriamente me levará a um lugar melhor. Pelo contrário, às vezes funcionam como atalho mais rápido apenas. Essas escadas não deixam de existir ao som da minha reclamação, lamento ou irritação. Quicá, existem só para me lembrar que eu tenho o poder de lhes virar costas, aquilo que vive em mim pode clarear a mais escura das noites e a minha voz calar o som externo que teima em me afastar da minha identidade. E mais, para avançar, se tiver mesmo de fazer das escadas caminho, a minha dignidade não se esvai nos braços nem no colo de alguém. Construir um amigo é o património que fará destruir qualquer degrau! #gotasnocharco #aceitacao #perspectivas #liberdade 
📸 by @ivosimpson
Mafalda Ribeiro Instagram - (preciso dos próximos 40 anos para responder ao tsunami de amor e carinho que tenho recebido, das mais diversas formas, desde o meu dia 10 de maio 🎂🥹)
EBENÉZER (um termo em hebraico que significa pedra da ajuda ou gratidão) é para mim a palavra que não me centrava apenas a mim nesta festa, mas que apontava para quem eu quero celebrar: o Autor da minha vida - que é uma ode às improbabilidades - que me planeou para ser esta Mafalda 🙌 “Até aqui nos ajudou o Senhor”, diz tudo acerca da maneira como quero viver tudo o que tenho à minha frente: com gratidão, reconhecimento, declaração, rendição, dependência e ousadia! 
É possível decidir isto e viver em alegria, festa, esperança e liberdade de expressar quem eu sei que fui criada para ser, sem medo de ser julgada pela minha aparência, limitações físicas e muito menos pela minha fé. Numa semana em que o país celebra o fim da vida (em nome da subjetiva dignidade), que eu não me canse de permanecer uma chama acesa pela VIDA e pelo MILAGRE que ela é✨ Obrigada a todos os que me empurram 🙌
📸 by @carlapais.photography
🎂 by @mssreis 
#gotasnocharco #gratidao #celebração #ebenezer #quarentinha #aniversário
Mafalda Ribeiro Instagram - No dia da Poesia celebro o Pai que plantou em mim o encanto pela vida, como se ela fosse um poema permanente. Ele obriga-me a viver todos os dias com o olhar da criança espantada com o ato de existir.
…
“Os teus textos são testamentos”, diz o Master Pai. Nisto não saio definitivamente a ele: o gosto por ler e escrever muito. Já a falar 🤔,estamos ela por ela. Mas ele é o Pai das imagens. Dos gestos. Da consistência. Do compromisso. Do cumprimento da Palavra. Do testemunho. Da liderança. Da liberdade com responsabilidade. Do “abandono acompanhado”. Do companheirismo. Da coerência. Da coragem. Da confiança. O que brilha os olhos no barulho das minhas luzes, com as conquistas e os elogios, e que me mostra que não fui feita para viver debaixo delas mas antes para ser a luz capaz de mudar o ambiente. É o pai chão, o pai base, o pai que nunca se ausenta e é capaz de iluminar as sombras das minhas dores físicas com humor negro e piadas secas. Com este pai aprendi que gozar comigo mesma é um ato de gozar bem a minha existência. 
Não acho que isto tenha sido sorte, ele foi mesmo escolhido a dedo para ser o Meu Pai. E eu continuo a ser a menina do colo do Papá❤️- cá para mim fez-me pequenina de propósito🤣. 
#diadopai #meninadopapa #colovitalicio #gotasnocharco #gratidao #omelhorpaiemeu #diadapoesia #pouparefemerides
Mafalda Ribeiro Instagram - 12 anos que para mim serão sempre ontem✨Todos os anos digo a mesma coisa: vou sentir menos e vai custar menos. Tudo mentira. E mesmo que nos dias comuns tenha desistido de lutar no luto - e o tenha acolhido desde o 1o dia, transformando-o cada vez mais em louvor - neste que foi o dia em que, aqui na terra, fomos interrompidas não consigo com que doa menos. Não há receitas nem malabarismos. Não se trata de aceitação ou de fases do luto suprimidas. Só significa que não há medida para a dor da perda, como não há para se amar uma mãe. O tempo passa, tudo evolui e muda, o tipo de saudade torna a dor diferente, mas não a diminui ou desvaloriza. E este é o caminho mais solitário que alguma vez conheci, logo eu que estou sempre rodeada de pessoas. Ainda assim há a Esperança, que promete que um dia não haverá mais choro, que traz a paz consoladora e que transborda qualquer tentativa de entendimento, perante aquilo que aconteceu. 
Em dias como hoje, em que parece que as memórias são de ontem e a dor infindável e asfixiante, é quando o meu testemunho não pode ficar refém do silêncio. Esta travessia só tem sido possível com Deus e com cada um que Ele escolheu para não me deixar esquecer do tal “amanhã” que virá, da fidelidade daquilo que sei, mesmo que nem sempre sinta, e do rasto de luz que há 12 anos trago comigo. Tudo parecem lugares comuns quando quero escrever sobre esta realidade: morreste-me, Mãe! Mas fizeste nascer neste dia uma outra Mafalda, que com todas as emoções, continuará a ser conduzida pela Esperança. Amo-te🤍
Mafalda Ribeiro Instagram - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Mafalda Ribeiro Instagram - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Mafalda Ribeiro Instagram - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Mafalda Ribeiro Instagram - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Mafalda Ribeiro Instagram - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Mafalda Ribeiro Instagram - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Mafalda Ribeiro Instagram - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Mafalda Ribeiro Instagram - 17 junho 2011 🤍 Não se trata de assinalar uma data dolorosa no calendário, ano após ano, mas - como ouvia ontem o Pr. @joeldseo - trata-se de ser testemunha! Testemunha de tudo o que tenho experimentado nestes 13 anos por atravessar o luto de mãos dadas com Deus. Por não ter lutado nunca com Ele ou contra ninguém. Por confiar absolutamente que do deserto mais árido nascem flores, que os túmulos viram jardins e que há beleza nas cinzas quando o lamento passa a louvor. Por tudo isto é que em momento algum me vesti de orfandade, mas renovei antes as camadas de pele da minha fé, da paz ilógica, da esperança na eternidade e do meu entendimento de quem o Deus, que dá e tira, É no vale da sombra da morte. 
Morreu-me aquela que me fez nascer. Contudo, eu não perdi a minha Mãe, só ganhei uma nova perspectiva da espera 🙏✨ E mais, a partir desta data nasceu uma nova Mafalda que, na saudade, tem-se deixado moldar e aprendido também a morrer para si mesma, e para tudo o que não importa. 
Ser testemunha não é colocar a candeia debaixo do alqueire depois de acesa. Nesta minha escuridão, não duvidei, de que uma luz se acendeu quando as minhas rodas ficaram sem chão. É por isso que escrevo. Para que ela não se apague, até que a chama da minha vida se extinga aqui. A luz permanece visível no sorriso que está na minha boca mas é dela 🥹
Hoje consigo celebrar o dia em que as palavras “nunca” e “para sempre” deixaram de ser poesia, semântica ou intensidade para serem realidade seca, dura e crua. Ao mesmo tempo que celebro a verdadeira Alegria que nunca me abandonou. Ser testemunha é partilha-la e contar de onde ela vem. Amem até à última gota e resignifiquem os arrependimentos, desilusões, amarguras e vazios. O perdão é fruto do amor e o Amor é a única coisa que nem a morte pode conter. 
Amo-te Mãe❤️‍🔥
Mafalda Ribeiro Instagram - “Há um provérbio que diz: «Viver sem amigos é morrer sem testemunhas». Os amigos trazem à nossa vida uma espécie de atestação. Os amigos sabem o que é para nós o tempo”. É isto que Tolentino Mendonça defende e que eu atesto com tantas das minhas amizades. A @catarinafurtadooficial - que o país está a celebrar porque ela é de facto um bocadinho de todos nós! - e eu temos uma ligação mais de quem testemunha, observa, mantém perto (do que a vista alcança), inspira e aplaude, ao longo dos anos, do que propriamente de amigas com tempo esmifrado em intimidade. Ainda assim, não é a qualquer um que esta cinquentona oscula assim 😂: “nós cantamos mal mas beijamos bem🌶”. O resto fica para quem tem a benção de testemunhar o que cabe dentro deste mulherão e o que acontece quando “solta-se o beijo”😍. A Catarina acende a vela (achavas que eras só tu?✨) que ilumina a estrada do meu tempo até às noites como as de ontem. A Catarina tem-me acompanhado, e eu a ela, na maioria das vezes, no silêncio de um ponto de luz. Se isso nos tem bastado, então que os próximos 50 anos nos balancem para novos cenários de bem, beleza e evolução boa. A Catarina é para mim o símbolo de que estar debaixo dos holofotes serve para um único propósito: transporte. Transportar a luz artificial para que se chame a atenção da luz natural que há no coração dos que (ainda) estão nas sombras do mundo. A Catarina é uma gota de luz no charco lamacento da desigualdade. Ser sua testemunha tem sido como assistir ao alargar de um oceano que todos devíamos querer fazer parte. Obrigada CAT por me quereres a testemunhar este que é o teu tempo. “Só Deus sabe o que virá”, como canta a nossa @saracotiar, mas uma coisa prometo-te: na festa dos teus 100 anos já irei de cadeira de rodas e aposto que ainda te vou ver a fazer a espargata😂 Happy Birthday 🥳
Mafalda Ribeiro Instagram - “Há um provérbio que diz: «Viver sem amigos é morrer sem testemunhas». Os amigos trazem à nossa vida uma espécie de atestação. Os amigos sabem o que é para nós o tempo”. É isto que Tolentino Mendonça defende e que eu atesto com tantas das minhas amizades. A @catarinafurtadooficial - que o país está a celebrar porque ela é de facto um bocadinho de todos nós! - e eu temos uma ligação mais de quem testemunha, observa, mantém perto (do que a vista alcança), inspira e aplaude, ao longo dos anos, do que propriamente de amigas com tempo esmifrado em intimidade. Ainda assim, não é a qualquer um que esta cinquentona oscula assim 😂: “nós cantamos mal mas beijamos bem🌶”. O resto fica para quem tem a benção de testemunhar o que cabe dentro deste mulherão e o que acontece quando “solta-se o beijo”😍. A Catarina acende a vela (achavas que eras só tu?✨) que ilumina a estrada do meu tempo até às noites como as de ontem. A Catarina tem-me acompanhado, e eu a ela, na maioria das vezes, no silêncio de um ponto de luz. Se isso nos tem bastado, então que os próximos 50 anos nos balancem para novos cenários de bem, beleza e evolução boa. A Catarina é para mim o símbolo de que estar debaixo dos holofotes serve para um único propósito: transporte. Transportar a luz artificial para que se chame a atenção da luz natural que há no coração dos que (ainda) estão nas sombras do mundo. A Catarina é uma gota de luz no charco lamacento da desigualdade. Ser sua testemunha tem sido como assistir ao alargar de um oceano que todos devíamos querer fazer parte. Obrigada CAT por me quereres a testemunhar este que é o teu tempo. “Só Deus sabe o que virá”, como canta a nossa @saracotiar, mas uma coisa prometo-te: na festa dos teus 100 anos já irei de cadeira de rodas e aposto que ainda te vou ver a fazer a espargata😂 Happy Birthday 🥳
Mafalda Ribeiro Instagram - (este post não substitui o agradecimento personalizado, a todos os que não consegui atender o telefone ontem ou responder às inúmeras manifestações de carinho, via whatsapp e redes sociais, pela minha entrada nos 40 - 1 anos 😂 irei fazê-lo até ao Natal… mas farei. E graças a Deus por cada um de vocês na minha história ou a identificarem-se com ela 🙏)
Não planeei, não produzi, não fiz nada de “especial” este ano, para mim (para o ano é que é 🤩), como naturalmente passo o tempo a ter prazer em fazer: celebrar a vida num dia banal, fazer do vulgar algo memorável e transformar qualquer ambiente numa festa. Essa tento ser, quase sempre, eu, como resposta ao gozo e alegria que me vêm de dentro e que não posso guardar só para mim 🙌 Depois dos Scorpions terem adiado o concerto, e me fazerem adiar também o meu presente ao meu pai, por me aturar 😬, recebi o lembrete do céu de que os melhores planos são os d’Ele sempre. Portanto, com esta idade já só me queria dar ao luxo de verdadeiramente descansar, deixar fluir, não ter relógio nem pressa, não fazer fretes, estar inteira e ser verdadeira, exercitar a gratidão em todos os detalhes, contemplar o poder atrativo que a luz que tem iluminado o meu caminho continua a ter sobre os meus, mesmo que eles não percebam nada, conseguir zerar as expectativas, aceitar o inesperado e continuar espantada com o que acontece à volta de todas as mesas a que me “encosto” 🙌 Continua a ser cada vez menos sobre mim e isso significa tanto. Ontem foram 7 horas à mesa, simples assim. As imagens e as vozes alteram-se, mas o Centro de todas as minhas mesas é imutável e é isso que me dá Vida! 39, estou pronta para ti🥳 #gotasnocharco #mesa #honestgreens #sorrirsobrerodas #gratidao #motivacao #39 #parabensparamim #entusiasmo
Mafalda Ribeiro Instagram - “És uma mulher com M grande”, diz-se de boa intenção. Mas se as mulheres não se medem aos palmos, então a identidade feminina também não reside na grandeza do seu M. Porque ela não deve ser definida de fora para dentro e muito menos por comparação. Gosto da letra M. Porque é a letra dos meus dois nomes próprios e porque muito do que hoje sou vem do M com que escrevo a palavra Mãe, naquilo que a minha escreveu em mim. 
Só que ser mulher é ser todo o abecedário. 
É desempenhar incontáveis papéis, exercitar tarefas paralelas, fazer com que o tempo estique enquanto o coração tem sempre espaço para alargar… e ainda assim parece que vivemos aquém do que todo o mundo espera de nós. 
Nas minhas quatro décadas a ser esta Mulher (com e sem as características que os rótulos das caixas teimam em colar) honro mulheres e homens que sublinharam a minha existência enquanto Mulher. Pessoas que me foram mostrando o quão amada sou desde a minha criação e que esse é um estado imutável. 
Ser amada não depende de eu ser mulher de x ou mãe de y. Também não depende daquilo que eu possa fazer até me esgotar. Não depende de eu dizer que sim a tudo para aparecer ou pertencer. Não depende do meu alpinismo social para não defraudar expectativas ou colecionar dias preenchidos na agenda. Não depende dos elogios nem da popularidade. Ser esta Mulher que decide sacudir o pó dos pensamentos e irrigar o coração agradecido - mesmo nos dias em que a incapacidade lidera, as dores não ficam a zeros e o que vejo ao espelho precisa de uma intervenção - é o resultado de me saber filha amada de. A minha identidade como Mulher está na origem, portanto venha o que vier, a minha oração constante é que eu nunca me perca da primeira letra do abecedário: o A de Amor. 
📸 by @b_love.studios 
#gotasnocharco #aceitacao #diadamulher #alegria
Mafalda Ribeiro Instagram - “És uma mulher com M grande”, diz-se de boa intenção. Mas se as mulheres não se medem aos palmos, então a identidade feminina também não reside na grandeza do seu M. Porque ela não deve ser definida de fora para dentro e muito menos por comparação. Gosto da letra M. Porque é a letra dos meus dois nomes próprios e porque muito do que hoje sou vem do M com que escrevo a palavra Mãe, naquilo que a minha escreveu em mim. 
Só que ser mulher é ser todo o abecedário. 
É desempenhar incontáveis papéis, exercitar tarefas paralelas, fazer com que o tempo estique enquanto o coração tem sempre espaço para alargar… e ainda assim parece que vivemos aquém do que todo o mundo espera de nós. 
Nas minhas quatro décadas a ser esta Mulher (com e sem as características que os rótulos das caixas teimam em colar) honro mulheres e homens que sublinharam a minha existência enquanto Mulher. Pessoas que me foram mostrando o quão amada sou desde a minha criação e que esse é um estado imutável. 
Ser amada não depende de eu ser mulher de x ou mãe de y. Também não depende daquilo que eu possa fazer até me esgotar. Não depende de eu dizer que sim a tudo para aparecer ou pertencer. Não depende do meu alpinismo social para não defraudar expectativas ou colecionar dias preenchidos na agenda. Não depende dos elogios nem da popularidade. Ser esta Mulher que decide sacudir o pó dos pensamentos e irrigar o coração agradecido - mesmo nos dias em que a incapacidade lidera, as dores não ficam a zeros e o que vejo ao espelho precisa de uma intervenção - é o resultado de me saber filha amada de. A minha identidade como Mulher está na origem, portanto venha o que vier, a minha oração constante é que eu nunca me perca da primeira letra do abecedário: o A de Amor. 
📸 by @b_love.studios 
#gotasnocharco #aceitacao #diadamulher #alegria
Mafalda Ribeiro Instagram - “És uma mulher com M grande”, diz-se de boa intenção. Mas se as mulheres não se medem aos palmos, então a identidade feminina também não reside na grandeza do seu M. Porque ela não deve ser definida de fora para dentro e muito menos por comparação. Gosto da letra M. Porque é a letra dos meus dois nomes próprios e porque muito do que hoje sou vem do M com que escrevo a palavra Mãe, naquilo que a minha escreveu em mim. 
Só que ser mulher é ser todo o abecedário. 
É desempenhar incontáveis papéis, exercitar tarefas paralelas, fazer com que o tempo estique enquanto o coração tem sempre espaço para alargar… e ainda assim parece que vivemos aquém do que todo o mundo espera de nós. 
Nas minhas quatro décadas a ser esta Mulher (com e sem as características que os rótulos das caixas teimam em colar) honro mulheres e homens que sublinharam a minha existência enquanto Mulher. Pessoas que me foram mostrando o quão amada sou desde a minha criação e que esse é um estado imutável. 
Ser amada não depende de eu ser mulher de x ou mãe de y. Também não depende daquilo que eu possa fazer até me esgotar. Não depende de eu dizer que sim a tudo para aparecer ou pertencer. Não depende do meu alpinismo social para não defraudar expectativas ou colecionar dias preenchidos na agenda. Não depende dos elogios nem da popularidade. Ser esta Mulher que decide sacudir o pó dos pensamentos e irrigar o coração agradecido - mesmo nos dias em que a incapacidade lidera, as dores não ficam a zeros e o que vejo ao espelho precisa de uma intervenção - é o resultado de me saber filha amada de. A minha identidade como Mulher está na origem, portanto venha o que vier, a minha oração constante é que eu nunca me perca da primeira letra do abecedário: o A de Amor. 
📸 by @b_love.studios 
#gotasnocharco #aceitacao #diadamulher #alegria
Mafalda Ribeiro Instagram - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Mafalda Ribeiro Instagram - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Mafalda Ribeiro Instagram - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Mafalda Ribeiro Instagram - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Mafalda Ribeiro Instagram - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Mafalda Ribeiro Instagram - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Mafalda Ribeiro Instagram - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Mafalda Ribeiro Instagram - Era uma vez, há 20 anos, uma menina que escreveu uma carta a um Pai que não era Natal. Pediu-Lhe Amigos que a fizessem crescer. Não em centímetros, literalmente, mas em profundidade. Amigos que a levassem mais longe e ao mesmo tempo a puxassem para o mais íntimo do para quê de ter nascido.

Como uma oração, a menina escrevia: “eu dava tudo para um dia encontrar amigos como se encontra o Natal. Quero desembrulhar amigos que me consigam explicar o verdadeiro significado do Natal porque o vivem todos os dias!”

No fundo, o que ela desejava era ter amigos que lhe acendessem uma Luz que nunca mais se apagasse. Amigos que lhe apontassem o caminho estreito da Esperança. Amigos que a educassem para a empatia e para a inclusão. Amigos que a lembrassem constantemente o quão amada é, independentemente das diferenças, dificuldades ou circunstâncias. Ela só queria amigos que a fizessem crescer!

A menina escrevia sempre tudo e muito, não porque tinha medo de se esquecer das coisas, mas porque acreditava que as suas palavras tinham um poder ainda maior quando ela as registava no papel. Ela acreditava que se as dissesse apenas em voz alta o vento podia perde-las. Se as escrevesse, tinha a certeza de que chegariam ao seu destino, e de que nunca voltariam para trás vazias. A menina sabia que um dia as suas palavras viriam de mãos dadas com um amigo. Ela acreditava com todas as suas forças que a mudança das pessoas só vem através da relação.

O crescimento vem a partir dos amigos que nos encorajam, mas que nos corrigem. Dos amigos que estão ao nosso lado, mas que não nos dizem “sim” a tudo. Dos amigos que intervém e nos ajudam, nos esticam, nos desarrumam, para voltar a arrumar, nos questionam e tanto nos obrigam a parar como nos dão corda aos sapatos.

Dos amigos que não têm medo de nos ensinar, em qualquer idade. Dos amigos que não têm vergonha de nos fazer rir, até de nós, e riem connosco. (cont.)
Mafalda Ribeiro Instagram - Re-significar é onde mais cedo ou mais tarde o luto devia ir parar. Hoje, 11 anos depois de iniciar esta jornada do “sem a minha mãe” tenho a consciência que o faço, umas vezes mais em esforço mental do que outras, mas sempre a respirar a paz que para mim significa viver com a esperança do reencontro. A questão é que por mais que re-signifiquemos datas, enquanto a memória não nos trair, não se deita fora o sentir nem se sugam as saudades que nos amassam por dentro. Penso muitas vezes: como é que o mundo ousa continuar a girar sem a presença da minha mãe? Dantes isso quase me soava a afronta, principalmente na alegria, na celebração, nas vitórias, nas conquistas, nas boas notícias e na festa. Como é que se está em pleno no que quer que seja de felicidade se não o posso partilhar com ela? Os anos vão passando e tudo vai mudando de perspectiva: a dor, outrora ferida aberta, dá lugar à cicatriz, a irritação dá lugar à vontade saudável e o vazio da incredulidade dá lugar ao medo de tudo cair no esquecimento, como se assim a fosse perder várias vezes para lá daquele acidente a 17 de junho. 
Muitos consideram que re-significar é deixar de contar, é não falar, é arrumar num baú muito fundo e deitar a chave fora, é distrair as emoções e criar coisas como substituição - muito gostamos nós de meter o dedo no luto alheio quando se calhar nem nunca nos morreu uma tartaruga! A essas pessoas respondo: não é eu não sou capaz, é eu não quero. E não quero porque, graças a Deus, vivo uma vida cheia de significado onde cabe pessoas importantes, que foram chegando e que já não a conheceram, e mudanças que me transformaram para melhor que ela não assistiu. Em tudo o que Deus me tem somado ela continua a faltar e por isso preciso de continuar a contar a minha mãe ao meu mundo. Porque quero que saibam que há uma Mafalda antes e depois deste dia, desde há 11 anos. E existiram dois sorrisos cá que passaram a um❤️‍🩹 O luto não se supera, atravessa-se.
Mafalda Ribeiro Instagram - Reconhecem-me por estar literalmente sentada sobre rodas. Pois neste último mês adiciono que tenho estado sentada também sobre um milagre. Sem dar por isso, os dias foram passando e as palavras escritas que, aqui regularmente, uso como partilha registada de emoções, convicções, sentimentos e vivências deram lugar antes a silêncios transformados em ações de graças. O meu tempo off-line não sentiu necessidade de extravasar para o on-line, à medida que ia sendo gasto. Talvez porque fui aprendendo a desconfinar orações e transforma-las em atitudes intencionais, práticas e funcionais. O tempo, por si, e naturalmente, reorganizou-se depois de o passar a usar e consagrar de forma diferente. Investir na vida dos outros é ver o nosso tempo alargar como um milagre. Mas é mais… é vestir a camisola de todas as orações que não voltaram para trás vazias. 
Estou sentada no milagre de, mesmo sem entender, não duvidar da fonte de onde nasce o rio que me arrasta, leva adiante e, ao mesmo tempo, me mata a sede. E quando me engasgo, na sofreguidão do meu próprio espanto, respiro fundo para me lembrar da travessia. Não acredito em milagres de pós lâmpadas que se esfregam, mas em milagres que se acendem a partir da Palavra, que faz caminho de espera e de esperança e que não se deixa consumir pela escuridão. 
O milagre sobre o qual estou sentada é o que a combinação da obediência com a escuta, a intimidade e o compromisso produzem. Nada disto é sorte ou mérito. É exclusivamente não me levantar, só porque me apetece, e virar as costas ao que em mim foi plantado.
📝obrigada à @saved.pt pela t-shirt e pelo amen às minhas “invenções”! 
#sorrirsobrerodas #alegriaeerguerumafortaleza #pray #gotasnocharco #gratidao
Mafalda Ribeiro Instagram - Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher - com tudo o que isso implica e hormonas incluídas - e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 
📸 by @joanavgc 
#gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão
Mafalda Ribeiro Instagram - Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher - com tudo o que isso implica e hormonas incluídas - e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 
📸 by @joanavgc 
#gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão
Mafalda Ribeiro Instagram - Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher - com tudo o que isso implica e hormonas incluídas - e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 
📸 by @joanavgc 
#gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão
Mafalda Ribeiro Instagram - Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher - com tudo o que isso implica e hormonas incluídas - e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 
📸 by @joanavgc 
#gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão
Mafalda Ribeiro Instagram - O mundo está um lugar escuro. As pessoas demitiram-se da noção, sentido de equilíbrio, bom senso, educação e sabedoria. A humanidade de tanto querer gritar está rouca de valores de base, coerência e princípios. As opiniões são de tudo ou nada, matas ou morres, ou estás comigo ou contra mim e de um aproveitamento profundo a nível político, económico e religioso mal se levanta uma polémica. Esta Mafalda com 39 anos, que segundo a maioria que habita as minhas redes sociais e até as pessoas com quem me dou, não tinha qualquer direito a ter nascido, se fosse conhecido o seu diagnóstico enquanto lhe chamavam feto. Esta mesma Mafalda, que ouve diariamente “és uma inspiração”, podia nunca ter tido a oportunidade de hoje estar pelos cabelos com a enxurrada de barbaridades que vê e ouve em nome da liberdade. Mas, às vezes, é preciso puxar só os cabelos e deixar que o silêncio da vida fale por ele mesmo, sem argumentos em bicos de pés. Não é cobardia, não é medo de cancelamento, não é fuga ao confronto, nem preocupação pela perda de assistência. É um direito que me assiste este o de me posicionar pela representatividade do valor da minha própria vida. Basta-me estar. Afinal, hoje é fácil dar crédito porque se vê quem eu sou. E quando nada se sabia? Mesmo que eu não diga nada para convencer alguém, seja do que for, vou continuar a circular, a estar presente, a sorrir e a despejar luz neste mundo escuro. Que a minha vida seja um espelho de tudo aquilo que alguém não interrompeu! #gotasnocharco #sorrirsobrerodas #liberdade #vida
Mafalda Ribeiro Instagram - Daqui a um mês estarei a celebrar o início de uma nova jornada. 2023 promete ser um ano marcante, não só porque passarei a ser uma quarentona de 97 cm, mas porque tudo farei para o celebrar (ainda mais) da melhor forma que sei: em obediência ao meu propósito. Daqui a um mês termina o tempo da procrastinação de uma área da minha vida que precisa de despertar. Daqui a um mês darei à luz uma etapa que me está prometida há muito tempo - e que eu tenho atrasado subtilmente por não me assumir preparada para a travessia. Daqui a um mês termina o jejum que me trouxe as pessoas certas, o ângulo certo e a segurança certa para avançar, finalmente! Daqui a um mês os parabéns à minha mãe serão cantados de uma maneira diferente. Mas o que vai acontecer será também uma maneira de a honrar. Daqui a um mês acabaram-se as desculpas e terei de arranjar maneira. Aliás, já estou nesse processo e a contagem decrescente começou - dia 23 de Março de 2023 as minhas palavras escritas ganharão uma nova vida. Daqui a um mês uma Boa Nova vai chegar. Até la serei um mix de entusiasmo, respeito, gratidão, nervoso miudinho, emoções mantidas à trela e uma rendição absoluta à alegria que me faz querer transbordar. Continuem por aqui, pois fazer a viagem do próximo mês, acompanhada, vai trazer ainda mais sentido a tudo isto. É no coletivo que os sonhos se acordam, por isso que vocês continuem a ser testemunhas dos meus. Daqui a um mês as minhas #gotasnocharco vão fazer-se ao mar ⛵️
📸 by @carlapais.photography #countdown #23marco #entusiasmo #gratidao #gotasnocharco #sorrirsobrerodas
Mafalda Ribeiro Instagram - Parabeniza-lo publicamente por mais um ano de vida serve para que quem aqui me lê (que eu acredito que vocês não vêem só as fotografias) saiba quem é a pessoa que Deus escolheu para literalmente me fazer ter os pés no chão. O meu irmão @ruizinhoc apanha-me hoje na idade, mas foi há muitos anos que fomos apanhados pela convicção de que tínhamos algo a fazer na vida um do outro, que é muito maior do que os nossos defeitos e virtudes. O coração do Rui ensina-me a pedir a Deus que transforme mais o meu. É porque existe diariamente um Rui nos meus bastidores que não tenho medo de ir e ser luz seja aonde for. Conhece-me tão bem que às vezes quase acredito que “crescemos” juntos. O Rui é a antítese de todo o capacitismo que pode haver no mundo e a solidez inabalável do que significa andar em qualquer estrada da vida, sobre as rodas da paz do que não é temporário. É ele que tem acrescentado valor a muitas das decisões que tenho tomado, por ser uma espécie de seta que aponta para a direção do tal caminho estreito que todos os dias me faz mais humana. É a voz dele que agradeço, valorizo, honro, não negligencio, nem dou por garantida: “só tens duas hipóteses: ou confias ou confias”. Seguimos nessa confiança, eu à frente e tu a seres o rei da parvoíce para que nos levantemos sempre nos atropelamentos dos dias. Love you mano ❤️ 
Atenção: não aconselhado às pessoas sensíveis passar para a foto seguinte 😂 #omanofaz39 #oruizinhoebebe #parabensaopaidagloria
Mafalda Ribeiro Instagram - Parabeniza-lo publicamente por mais um ano de vida serve para que quem aqui me lê (que eu acredito que vocês não vêem só as fotografias) saiba quem é a pessoa que Deus escolheu para literalmente me fazer ter os pés no chão. O meu irmão @ruizinhoc apanha-me hoje na idade, mas foi há muitos anos que fomos apanhados pela convicção de que tínhamos algo a fazer na vida um do outro, que é muito maior do que os nossos defeitos e virtudes. O coração do Rui ensina-me a pedir a Deus que transforme mais o meu. É porque existe diariamente um Rui nos meus bastidores que não tenho medo de ir e ser luz seja aonde for. Conhece-me tão bem que às vezes quase acredito que “crescemos” juntos. O Rui é a antítese de todo o capacitismo que pode haver no mundo e a solidez inabalável do que significa andar em qualquer estrada da vida, sobre as rodas da paz do que não é temporário. É ele que tem acrescentado valor a muitas das decisões que tenho tomado, por ser uma espécie de seta que aponta para a direção do tal caminho estreito que todos os dias me faz mais humana. É a voz dele que agradeço, valorizo, honro, não negligencio, nem dou por garantida: “só tens duas hipóteses: ou confias ou confias”. Seguimos nessa confiança, eu à frente e tu a seres o rei da parvoíce para que nos levantemos sempre nos atropelamentos dos dias. Love you mano ❤️ 
Atenção: não aconselhado às pessoas sensíveis passar para a foto seguinte 😂 #omanofaz39 #oruizinhoebebe #parabensaopaidagloria
Mafalda Ribeiro Instagram - A independência está a um passo da solidão! A frase é minha e hoje interpelou algumas das minhas amigas, que a retiveram como uma revelação. Afinal, não é uma frase consensual e assumo que só a defendo sem “mas” por causa da minha experiência e percepção da realidade. Contudo, o meu desejo é que quem olhe para mim encontre o descanso que eu tenho na ajuda (sem ser auto), na comunhão, na dependência, na aceitação, na empatia, na presença e no testemunho. Em tudo isto, nunca deixa de haver liberdade. 
Para quem, como eu, vive qual tartaruga numa carapaça, que está muitas vezes desgastada, quase como uma casa em obras, a lidar com dores físicas indomáveis, totalmente desalinhadas (e bem) com o que a alma tem dentro, só há uma direção possível: fazê-lo acompanhada! Almejar não precisar de ninguém é o maior perigo dos dias que correm. A nossa maior resistência a Deus, ou a uma qualquer ideia d’Ele, é também o medo de perdermos liberdade e com isso perdermo-nos. O dia em que descobrimos que é a precisar d’Ele que verdadeiramente nos encontramos transforma o nosso entendimento acerca de todos os conceitos em que, por não sermos os génios da lâmpada mágica, não podemos mudar. E estará tudo bem, porque a paz da aceitação é a única capaz de transfigurar o sacrifício em dádiva. 
#gotasnocharco #paciencia #esperanca #espera #aceitacao
📸 by @luisscastrophoto
Mafalda Ribeiro Instagram - “Cada Homem é o Presépio onde Deus nasce”, by @comodissetolentino. E porque assim é, este Natal, desejo a todos, e a cada um, que encontrem ou reencontrem-se com o brilho genuíno desta quadra, e que ele possa permanecer todo o ano, independentemente das circunstâncias. Desatem os nós e transformem-nos em laços genuínos de bem e de paz. Libertem-se dos artifícios, convenções sociais, pareceres, obrigações culturais e tradições ocas de sentido e procurem a Luz verdadeira que vos conduz à Manjedoura. Ao Essencial. À razão desta estação: Jesus! ✨ Pois é essa Luz, feita Estrela, que guiou tantos até ao Centro do Natal há   de 2000 anos, que continua a colocar-nos a todos em movimento, a partir da História mais importante de todas as estórias. O Menino dos Anos, que devíamos todos celebrar hoje, é a nossa Esperança encarnada. Foi Ele quem nos levou à Mesa e nos deixou a responsabilidade de sermos também nós Luz para todos, nela e a partir dela. Repartindo-nos (e não, empaturrando-nos!), como Ele fez. Que haja esta Presença nas vossas Casas, Mesas e corações. Que o Natal com significado seja desembrulhado com verdade e consistência. Um santo Natal e obrigada por estarem no meu caminho ✨🎄🙌
Mafalda Ribeiro Instagram - “Cada Homem é o Presépio onde Deus nasce”, by @comodissetolentino. E porque assim é, este Natal, desejo a todos, e a cada um, que encontrem ou reencontrem-se com o brilho genuíno desta quadra, e que ele possa permanecer todo o ano, independentemente das circunstâncias. Desatem os nós e transformem-nos em laços genuínos de bem e de paz. Libertem-se dos artifícios, convenções sociais, pareceres, obrigações culturais e tradições ocas de sentido e procurem a Luz verdadeira que vos conduz à Manjedoura. Ao Essencial. À razão desta estação: Jesus! ✨ Pois é essa Luz, feita Estrela, que guiou tantos até ao Centro do Natal há   de 2000 anos, que continua a colocar-nos a todos em movimento, a partir da História mais importante de todas as estórias. O Menino dos Anos, que devíamos todos celebrar hoje, é a nossa Esperança encarnada. Foi Ele quem nos levou à Mesa e nos deixou a responsabilidade de sermos também nós Luz para todos, nela e a partir dela. Repartindo-nos (e não, empaturrando-nos!), como Ele fez. Que haja esta Presença nas vossas Casas, Mesas e corações. Que o Natal com significado seja desembrulhado com verdade e consistência. Um santo Natal e obrigada por estarem no meu caminho ✨🎄🙌
Mafalda Ribeiro Instagram - “Cada Homem é o Presépio onde Deus nasce”, by @comodissetolentino. E porque assim é, este Natal, desejo a todos, e a cada um, que encontrem ou reencontrem-se com o brilho genuíno desta quadra, e que ele possa permanecer todo o ano, independentemente das circunstâncias. Desatem os nós e transformem-nos em laços genuínos de bem e de paz. Libertem-se dos artifícios, convenções sociais, pareceres, obrigações culturais e tradições ocas de sentido e procurem a Luz verdadeira que vos conduz à Manjedoura. Ao Essencial. À razão desta estação: Jesus! ✨ Pois é essa Luz, feita Estrela, que guiou tantos até ao Centro do Natal há   de 2000 anos, que continua a colocar-nos a todos em movimento, a partir da História mais importante de todas as estórias. O Menino dos Anos, que devíamos todos celebrar hoje, é a nossa Esperança encarnada. Foi Ele quem nos levou à Mesa e nos deixou a responsabilidade de sermos também nós Luz para todos, nela e a partir dela. Repartindo-nos (e não, empaturrando-nos!), como Ele fez. Que haja esta Presença nas vossas Casas, Mesas e corações. Que o Natal com significado seja desembrulhado com verdade e consistência. Um santo Natal e obrigada por estarem no meu caminho ✨🎄🙌
Mafalda Ribeiro Instagram - Um dos meus versículos de eleição da Bíblia está em Salmos 30:5: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Porque para mim ele remete-me automaticamente para a Esperança. Por mais escura que seja a nossa noite, há a promessa da manhã e, com ela, a vinda da claridade da alegria. Contudo, para quem vive com a dor crónica - nos períodos de crise aguda então ainda mais - é pela manhã que vem a escuridão daquele tipo de dor que nunca fica a zeros. É na rigidez matinal das articulações que me sinto muitas vezes como uma criança perdida, que por momentos se deixou largar da mão da alegria. Faça o que fizer, no dia anterior, é no despertar que a dor se torna interminável. Para quem, como eu, aprendeu por hábito, no dia-a-dia, a não lhe dar palco, nestas fases tenho de lidar muitas vezes com a incompreensão alheia, ainda que bem intencionada, dos que preferem a justificação à (minha) aceitação. “Não devias ter saído ontem. Se calhar andas a abusar. Tu não páras. Será do tempo? O que é que andas a comer? Não andas a dormir bem? Isso é stress ou a pressão do trabalho, só pode…” e continua. Nem todas as dores têm de ter um bode expiatório. Nem sempre os corpos onde elas passeiam têm cabeças irresponsáveis. E de todas as vezes em que de manhã o despertador da alegria não toca, porque é a dor crónica quem canta, isso chama-se condição. É um estado que se acolhe (ou não) até passar. A última coisa que se espera é que esta dor que, no fundo, é invisível como todas as dores, seja compreendida. Mas a melhor forma de sermos os facilitadores da Esperança de quem está sentado na dor ou, literalmente, sentado à espera que ela se vá, é nos alegrarmos com a sua aceitação. É crermos que o choro vai findar. E que há sempre finalidade em tudo o que não conseguimos explicar 🙏✨
📸 by @carlapais.photography 
#gotasnocharco #aceitacao #dorcronica #esperanca #esperarsentada #condicao
Mafalda Ribeiro Instagram - Gotas de uma noite de Dilúvio de Emoções:
1. O dom materializado 
2. A oração 
3. O lançamento 
4. O louvor na música 
5. A partilha nas palavras 
5. O abraço da chegada 
6. A viagem da partida 
(to be continued…) 💦📖
📸 by @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Mafalda Ribeiro - 2.2K Likes - Há QUA-REN-TA anos que vivo sentada no espanto🙌 O cálice da minha gratidão por ter chegado a este 10 de maio de 2023 transborda🥹 E nos meus lábios hoje estão ainda mais estas palavras, que são literalmente Vida para mim:
“Tu criaste o íntimo do meu ser
e me teceste no ventre da minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste
de modo especial e admirável.
Tuas obras são maravilhosas!
Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado
e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião;
todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro
antes de qualquer deles existir”- Salmos 139:13-16
O maior presente deste meu espanto contínuo, desde 1983, é ser um testemunho do Seu Amor✨ #gotasnocharco #gratidao #aniversario #quarentona #amafifazanos #ebenezer

2.2K Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Há QUA-REN-TA anos que vivo sentada no espanto🙌 O cálice da minha gratidão por ter chegado a este 10 de maio de 2023 transborda🥹 E nos meus lábios hoje estão ainda mais estas palavras, que são literalmente Vida para mim: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre da minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”- Salmos 139:13-16 O maior presente deste meu espanto contínuo, desde 1983, é ser um testemunho do Seu Amor✨ #gotasnocharco #gratidao #aniversario #quarentona #amafifazanos #ebenezer
Likes : 2214
Mafalda Ribeiro - 1.9K Likes - De todas as vezes este ano em que planeei parar, ou lhes tentei chamar férias, não aconteceu. Fui parada, contra a minha vontade, várias vezes, não propriamente para ócio mas para dar espaço a que as dores doessem. E se fartassem de mim! Em todos esses momentos, aprendi mais acerca do Tempo, que não é nosso, e o que está ao nosso alcance fazer com ele. Aceita-lo, inclusive. Quanto mais confiamos, fora de pé do nosso controlo, menos a frustração se sente e a gratidão fica mais nítida. Portanto, num ano em que a palavra celebração encheu os dias vividos - tanto pelo nascer do meu novo livro como pelo nascer dos meus 40 anos - fui-me habituando a encontrar o descanso nos pequenos detalhes e a não me propor a grandes produções, sob pena de baterem na trave. Nessas escolhas aprendi a conhecer-me melhor e a quem acredito que fui criada para ser, na minha originalidade. É nesse encontro que sou verdadeiramente livre. 
Gastamos demasiado tempo em vão à procura de ideais, confundindo-os com a esperança que fica para lá da linha do horizonte. O corpo ideal, o parceiro ideal, a família ideal, as férias ideais, o trabalho ideal, os filhos ideais, o carro ideal e o local ideal para viver. Nessas viagens esquecemo-nos de aproveitar o que nos é dado de Graça, sem que para isso seja preciso esbracejarmos. Desligamo-nos da Esperança facilmente, obstinados pelos tais modelos ideais que nos fogem das mãos, e não percebemos que isso é o que precisamente esvazia a maré do nosso coração. 
É no ordinário que o extraordinário da dádiva da vida acontece. Por isso em Setembro não termina nada, mas está tudo outra vez a começar! 
📸 by @nadiarlopes 
#setembroehoje #gotasnocharco #ferias2023 #ayamonte #gratidao #islacanela #oanocomecaemsetembro

1.9K Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : De todas as vezes este ano em que planeei parar, ou lhes tentei chamar férias, não aconteceu. Fui parada, contra a minha vontade, várias vezes, não propriamente para ócio mas para dar espaço a que as dores doessem. E se fartassem de mim! Em todos esses momentos, aprendi mais acerca do Tempo, que não é nosso, e o que está ao nosso alcance fazer com ele. Aceita-lo, inclusive. Quanto mais confiamos, fora de pé do nosso controlo, menos a frustração se sente e a gratidão fica mais nítida. Portanto, num ano em que a palavra celebração encheu os dias vividos – tanto pelo nascer do meu novo livro como pelo nascer dos meus 40 anos – fui-me habituando a encontrar o descanso nos pequenos detalhes e a não me propor a grandes produções, sob pena de baterem na trave. Nessas escolhas aprendi a conhecer-me melhor e a quem acredito que fui criada para ser, na minha originalidade. É nesse encontro que sou verdadeiramente livre. Gastamos demasiado tempo em vão à procura de ideais, confundindo-os com a esperança que fica para lá da linha do horizonte. O corpo ideal, o parceiro ideal, a família ideal, as férias ideais, o trabalho ideal, os filhos ideais, o carro ideal e o local ideal para viver. Nessas viagens esquecemo-nos de aproveitar o que nos é dado de Graça, sem que para isso seja preciso esbracejarmos. Desligamo-nos da Esperança facilmente, obstinados pelos tais modelos ideais que nos fogem das mãos, e não percebemos que isso é o que precisamente esvazia a maré do nosso coração. É no ordinário que o extraordinário da dádiva da vida acontece. Por isso em Setembro não termina nada, mas está tudo outra vez a começar! 📸 by @nadiarlopes #setembroehoje #gotasnocharco #ferias2023 #ayamonte #gratidao #islacanela #oanocomecaemsetembro
Likes : 1920
Mafalda Ribeiro - 1.7K Likes - Hoje é o MEU DEZ, dizia este pontinho de gente, de cada vez que fazia anos. É assim graciosamente há 39 anos 🥳🙌Tenho tantas coisas para dizer hoje a esta bebé, com arzinho de quem parecia saber o que andava cá a fazer 😇 Ou então não, dir-lhe-ia apenas estes versos da música do @_kidsimz_ e da @susanavfchaves: “grato estou, sim eu grato estou, pois o meu impossível possível Ele tornou, mesmo sem entender, eu sei quem cuida de mim”🙌 O mais belo da ode às improbabilidades, que a minha existência tem, é o mistério de como o mover de Deus me trouxe até aqui. Se contasse à Mafalda bebé, à menina ou à miúda a viagem que esta mulher (perto da meia idade 🤦‍♀️) ia fazer, nenhuma delas ia entender. Mas em nenhuma etapa ou instante duvidei de quem tinha o controlo disto tudo. Reconhece-lo - não só hoje mas no banal dos dias - é celebrar aquilo que me foi confiado, no dia em que acredito ter sido detalhadamente planeada para vir para o mundo assim. O mérito não é meu, as vitórias não são minhas, nada aconteceu pela minha força, pois esta que eu sou serve para manifestar unicamente a Glória do Maior Artista de todos. 
Estou grata a cada um que Ele escolheu para personificar o Seu amor e cuidado ao longo destes quase 40 anos: família e amigos. A vocês que me encorajam a continuar a fazer da comunicação uma ponte para a Esperança. Por isso mesmo sem entender, e sem querer saber o que virá, continuo a escolher confiar que sou guardada, levantada e enviada para o extraordinário. Parabéns Mafizinha 🥳
#sorrirsobrerodas #gotasnocharco #mafibebe #dezmaio #39anos #gratidao

1.7K Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Hoje é o MEU DEZ, dizia este pontinho de gente, de cada vez que fazia anos. É assim graciosamente há 39 anos 🥳🙌Tenho tantas coisas para dizer hoje a esta bebé, com arzinho de quem parecia saber o que andava cá a fazer 😇 Ou então não, dir-lhe-ia apenas estes versos da música do @_kidsimz_ e da @susanavfchaves: “grato estou, sim eu grato estou, pois o meu impossível possível Ele tornou, mesmo sem entender, eu sei quem cuida de mim”🙌 O mais belo da ode às improbabilidades, que a minha existência tem, é o mistério de como o mover de Deus me trouxe até aqui. Se contasse à Mafalda bebé, à menina ou à miúda a viagem que esta mulher (perto da meia idade 🤦‍♀️) ia fazer, nenhuma delas ia entender. Mas em nenhuma etapa ou instante duvidei de quem tinha o controlo disto tudo. Reconhece-lo – não só hoje mas no banal dos dias – é celebrar aquilo que me foi confiado, no dia em que acredito ter sido detalhadamente planeada para vir para o mundo assim. O mérito não é meu, as vitórias não são minhas, nada aconteceu pela minha força, pois esta que eu sou serve para manifestar unicamente a Glória do Maior Artista de todos. Estou grata a cada um que Ele escolheu para personificar o Seu amor e cuidado ao longo destes quase 40 anos: família e amigos. A vocês que me encorajam a continuar a fazer da comunicação uma ponte para a Esperança. Por isso mesmo sem entender, e sem querer saber o que virá, continuo a escolher confiar que sou guardada, levantada e enviada para o extraordinário. Parabéns Mafizinha 🥳 #sorrirsobrerodas #gotasnocharco #mafibebe #dezmaio #39anos #gratidao
Likes : 1683
Mafalda Ribeiro - 1.1K Likes - Para alguém com mobilidade condicionada, que se desloque em cadeira de rodas, como eu, umas escadas simbolizam o inimigo. Aquilo que me bloqueia, trava, aprisiona, impede de seguir e me obriga a afastar da rota planejada. Lutar pelas acessibilidades arquitectónicas, no que a cimento diz respeito, não é querer viver de superação em superação de obstáculos, para que me tenham como uma inspiração. É pedagogicamente contribuir para esta mudança de entendimento: sem o obstáculo, não há nada para derrubar nem um qualquer Golias para enfrentar. Basta alguém querer, fica tudo mais fácil e ganhamos todos. 
Neste dia, no entanto, eu nem queria subir estas escadas. Detive-me apenas a olhar para o pedaço de céu que aquela noite clara me oferecia, no cimo dos degraus. E agradeci. Por nunca me ter cansado de renovar a perspectiva com que encaro todas as escadas que me têm aparecido no caminho. Na sua maioria são um inimigo invisível. 
Não são a pedra que se parte de um cenário que obrigatoriamente me levará a um lugar melhor. Pelo contrário, às vezes funcionam como atalho mais rápido apenas. Essas escadas não deixam de existir ao som da minha reclamação, lamento ou irritação. Quicá, existem só para me lembrar que eu tenho o poder de lhes virar costas, aquilo que vive em mim pode clarear a mais escura das noites e a minha voz calar o som externo que teima em me afastar da minha identidade. E mais, para avançar, se tiver mesmo de fazer das escadas caminho, a minha dignidade não se esvai nos braços nem no colo de alguém. Construir um amigo é o património que fará destruir qualquer degrau! #gotasnocharco #aceitacao #perspectivas #liberdade 
📸 by @ivosimpson

1.1K Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Para alguém com mobilidade condicionada, que se desloque em cadeira de rodas, como eu, umas escadas simbolizam o inimigo. Aquilo que me bloqueia, trava, aprisiona, impede de seguir e me obriga a afastar da rota planejada. Lutar pelas acessibilidades arquitectónicas, no que a cimento diz respeito, não é querer viver de superação em superação de obstáculos, para que me tenham como uma inspiração. É pedagogicamente contribuir para esta mudança de entendimento: sem o obstáculo, não há nada para derrubar nem um qualquer Golias para enfrentar. Basta alguém querer, fica tudo mais fácil e ganhamos todos. Neste dia, no entanto, eu nem queria subir estas escadas. Detive-me apenas a olhar para o pedaço de céu que aquela noite clara me oferecia, no cimo dos degraus. E agradeci. Por nunca me ter cansado de renovar a perspectiva com que encaro todas as escadas que me têm aparecido no caminho. Na sua maioria são um inimigo invisível. Não são a pedra que se parte de um cenário que obrigatoriamente me levará a um lugar melhor. Pelo contrário, às vezes funcionam como atalho mais rápido apenas. Essas escadas não deixam de existir ao som da minha reclamação, lamento ou irritação. Quicá, existem só para me lembrar que eu tenho o poder de lhes virar costas, aquilo que vive em mim pode clarear a mais escura das noites e a minha voz calar o som externo que teima em me afastar da minha identidade. E mais, para avançar, se tiver mesmo de fazer das escadas caminho, a minha dignidade não se esvai nos braços nem no colo de alguém. Construir um amigo é o património que fará destruir qualquer degrau! #gotasnocharco #aceitacao #perspectivas #liberdade 📸 by @ivosimpson
Likes : 1147
Mafalda Ribeiro - 1K Likes - (preciso dos próximos 40 anos para responder ao tsunami de amor e carinho que tenho recebido, das mais diversas formas, desde o meu dia 10 de maio 🎂🥹)
EBENÉZER (um termo em hebraico que significa pedra da ajuda ou gratidão) é para mim a palavra que não me centrava apenas a mim nesta festa, mas que apontava para quem eu quero celebrar: o Autor da minha vida - que é uma ode às improbabilidades - que me planeou para ser esta Mafalda 🙌 “Até aqui nos ajudou o Senhor”, diz tudo acerca da maneira como quero viver tudo o que tenho à minha frente: com gratidão, reconhecimento, declaração, rendição, dependência e ousadia! 
É possível decidir isto e viver em alegria, festa, esperança e liberdade de expressar quem eu sei que fui criada para ser, sem medo de ser julgada pela minha aparência, limitações físicas e muito menos pela minha fé. Numa semana em que o país celebra o fim da vida (em nome da subjetiva dignidade), que eu não me canse de permanecer uma chama acesa pela VIDA e pelo MILAGRE que ela é✨ Obrigada a todos os que me empurram 🙌
📸 by @carlapais.photography
🎂 by @mssreis 
#gotasnocharco #gratidao #celebração #ebenezer #quarentinha #aniversário

1K Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : (preciso dos próximos 40 anos para responder ao tsunami de amor e carinho que tenho recebido, das mais diversas formas, desde o meu dia 10 de maio 🎂🥹) EBENÉZER (um termo em hebraico que significa pedra da ajuda ou gratidão) é para mim a palavra que não me centrava apenas a mim nesta festa, mas que apontava para quem eu quero celebrar: o Autor da minha vida – que é uma ode às improbabilidades – que me planeou para ser esta Mafalda 🙌 “Até aqui nos ajudou o Senhor”, diz tudo acerca da maneira como quero viver tudo o que tenho à minha frente: com gratidão, reconhecimento, declaração, rendição, dependência e ousadia! É possível decidir isto e viver em alegria, festa, esperança e liberdade de expressar quem eu sei que fui criada para ser, sem medo de ser julgada pela minha aparência, limitações físicas e muito menos pela minha fé. Numa semana em que o país celebra o fim da vida (em nome da subjetiva dignidade), que eu não me canse de permanecer uma chama acesa pela VIDA e pelo MILAGRE que ela é✨ Obrigada a todos os que me empurram 🙌 📸 by @carlapais.photography 🎂 by @mssreis #gotasnocharco #gratidao #celebração #ebenezer #quarentinha #aniversário
Likes : 1016
Mafalda Ribeiro - 1K Likes - No dia da Poesia celebro o Pai que plantou em mim o encanto pela vida, como se ela fosse um poema permanente. Ele obriga-me a viver todos os dias com o olhar da criança espantada com o ato de existir.
…
“Os teus textos são testamentos”, diz o Master Pai. Nisto não saio definitivamente a ele: o gosto por ler e escrever muito. Já a falar 🤔,estamos ela por ela. Mas ele é o Pai das imagens. Dos gestos. Da consistência. Do compromisso. Do cumprimento da Palavra. Do testemunho. Da liderança. Da liberdade com responsabilidade. Do “abandono acompanhado”. Do companheirismo. Da coerência. Da coragem. Da confiança. O que brilha os olhos no barulho das minhas luzes, com as conquistas e os elogios, e que me mostra que não fui feita para viver debaixo delas mas antes para ser a luz capaz de mudar o ambiente. É o pai chão, o pai base, o pai que nunca se ausenta e é capaz de iluminar as sombras das minhas dores físicas com humor negro e piadas secas. Com este pai aprendi que gozar comigo mesma é um ato de gozar bem a minha existência. 
Não acho que isto tenha sido sorte, ele foi mesmo escolhido a dedo para ser o Meu Pai. E eu continuo a ser a menina do colo do Papá❤️- cá para mim fez-me pequenina de propósito🤣. 
#diadopai #meninadopapa #colovitalicio #gotasnocharco #gratidao #omelhorpaiemeu #diadapoesia #pouparefemerides

1K Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : No dia da Poesia celebro o Pai que plantou em mim o encanto pela vida, como se ela fosse um poema permanente. Ele obriga-me a viver todos os dias com o olhar da criança espantada com o ato de existir. … “Os teus textos são testamentos”, diz o Master Pai. Nisto não saio definitivamente a ele: o gosto por ler e escrever muito. Já a falar 🤔,estamos ela por ela. Mas ele é o Pai das imagens. Dos gestos. Da consistência. Do compromisso. Do cumprimento da Palavra. Do testemunho. Da liderança. Da liberdade com responsabilidade. Do “abandono acompanhado”. Do companheirismo. Da coerência. Da coragem. Da confiança. O que brilha os olhos no barulho das minhas luzes, com as conquistas e os elogios, e que me mostra que não fui feita para viver debaixo delas mas antes para ser a luz capaz de mudar o ambiente. É o pai chão, o pai base, o pai que nunca se ausenta e é capaz de iluminar as sombras das minhas dores físicas com humor negro e piadas secas. Com este pai aprendi que gozar comigo mesma é um ato de gozar bem a minha existência. Não acho que isto tenha sido sorte, ele foi mesmo escolhido a dedo para ser o Meu Pai. E eu continuo a ser a menina do colo do Papá❤️- cá para mim fez-me pequenina de propósito🤣. #diadopai #meninadopapa #colovitalicio #gotasnocharco #gratidao #omelhorpaiemeu #diadapoesia #pouparefemerides
Likes : 992
Mafalda Ribeiro - 838 Likes - 12 anos que para mim serão sempre ontem✨Todos os anos digo a mesma coisa: vou sentir menos e vai custar menos. Tudo mentira. E mesmo que nos dias comuns tenha desistido de lutar no luto - e o tenha acolhido desde o 1o dia, transformando-o cada vez mais em louvor - neste que foi o dia em que, aqui na terra, fomos interrompidas não consigo com que doa menos. Não há receitas nem malabarismos. Não se trata de aceitação ou de fases do luto suprimidas. Só significa que não há medida para a dor da perda, como não há para se amar uma mãe. O tempo passa, tudo evolui e muda, o tipo de saudade torna a dor diferente, mas não a diminui ou desvaloriza. E este é o caminho mais solitário que alguma vez conheci, logo eu que estou sempre rodeada de pessoas. Ainda assim há a Esperança, que promete que um dia não haverá mais choro, que traz a paz consoladora e que transborda qualquer tentativa de entendimento, perante aquilo que aconteceu. 
Em dias como hoje, em que parece que as memórias são de ontem e a dor infindável e asfixiante, é quando o meu testemunho não pode ficar refém do silêncio. Esta travessia só tem sido possível com Deus e com cada um que Ele escolheu para não me deixar esquecer do tal “amanhã” que virá, da fidelidade daquilo que sei, mesmo que nem sempre sinta, e do rasto de luz que há 12 anos trago comigo. Tudo parecem lugares comuns quando quero escrever sobre esta realidade: morreste-me, Mãe! Mas fizeste nascer neste dia uma outra Mafalda, que com todas as emoções, continuará a ser conduzida pela Esperança. Amo-te🤍

838 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : 12 anos que para mim serão sempre ontem✨Todos os anos digo a mesma coisa: vou sentir menos e vai custar menos. Tudo mentira. E mesmo que nos dias comuns tenha desistido de lutar no luto – e o tenha acolhido desde o 1o dia, transformando-o cada vez mais em louvor – neste que foi o dia em que, aqui na terra, fomos interrompidas não consigo com que doa menos. Não há receitas nem malabarismos. Não se trata de aceitação ou de fases do luto suprimidas. Só significa que não há medida para a dor da perda, como não há para se amar uma mãe. O tempo passa, tudo evolui e muda, o tipo de saudade torna a dor diferente, mas não a diminui ou desvaloriza. E este é o caminho mais solitário que alguma vez conheci, logo eu que estou sempre rodeada de pessoas. Ainda assim há a Esperança, que promete que um dia não haverá mais choro, que traz a paz consoladora e que transborda qualquer tentativa de entendimento, perante aquilo que aconteceu. Em dias como hoje, em que parece que as memórias são de ontem e a dor infindável e asfixiante, é quando o meu testemunho não pode ficar refém do silêncio. Esta travessia só tem sido possível com Deus e com cada um que Ele escolheu para não me deixar esquecer do tal “amanhã” que virá, da fidelidade daquilo que sei, mesmo que nem sempre sinta, e do rasto de luz que há 12 anos trago comigo. Tudo parecem lugares comuns quando quero escrever sobre esta realidade: morreste-me, Mãe! Mas fizeste nascer neste dia uma outra Mafalda, que com todas as emoções, continuará a ser conduzida pela Esperança. Amo-te🤍
Likes : 838
Mafalda Ribeiro - 825 Likes - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284

825 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços) Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙. A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖 📸 @b_love.studios #gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Likes : 825
Mafalda Ribeiro - 825 Likes - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284

825 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços) Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙. A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖 📸 @b_love.studios #gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Likes : 825
Mafalda Ribeiro - 825 Likes - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284

825 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços) Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙. A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖 📸 @b_love.studios #gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Likes : 825
Mafalda Ribeiro - 825 Likes - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284

825 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços) Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙. A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖 📸 @b_love.studios #gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Likes : 825
Mafalda Ribeiro - 825 Likes - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284

825 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços) Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙. A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖 📸 @b_love.studios #gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Likes : 825
Mafalda Ribeiro - 825 Likes - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284

825 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços) Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙. A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖 📸 @b_love.studios #gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Likes : 825
Mafalda Ribeiro - 825 Likes - (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços)
Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙.
A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖
📸 @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284

825 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : (continuação do tsunami de Amor em sorrisos brilhantes e abraços) Foram escolhidos a dedo pelo critério do meu coração: a Catarina, o Jorge, a Cat, o Marcos, a Selma, a Sara e o Rui. Sete das minhas pessoas que deram o poder à Palavra que eu acredito que ela tem💙. A par da gratidão, que não tomo como emoção, mas como uma decisão diária, é o investimento nas pessoas, que a vida me dá, que me torna, ou não, boa mordoma do meu Tempo. A presença de cada um destes 7, nos momentos em que não há holofotes nem palco, é aquilo que me faz não desistir de os manter perto. Se ninguém constrói nada sozinho, se nada disto é acerca de mim, então só podia cercar-me das vozes que ao longo da viagem foram referência, direção, crítica, apoio e parceria para que o meu barquinho de papel continue a flutuar. Que eu seja merecedora de os fazer permanecer💦📖 📸 @b_love.studios #gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Likes : 825
Mafalda Ribeiro - 800 Likes - 17 junho 2011 🤍 Não se trata de assinalar uma data dolorosa no calendário, ano após ano, mas - como ouvia ontem o Pr. @joeldseo - trata-se de ser testemunha! Testemunha de tudo o que tenho experimentado nestes 13 anos por atravessar o luto de mãos dadas com Deus. Por não ter lutado nunca com Ele ou contra ninguém. Por confiar absolutamente que do deserto mais árido nascem flores, que os túmulos viram jardins e que há beleza nas cinzas quando o lamento passa a louvor. Por tudo isto é que em momento algum me vesti de orfandade, mas renovei antes as camadas de pele da minha fé, da paz ilógica, da esperança na eternidade e do meu entendimento de quem o Deus, que dá e tira, É no vale da sombra da morte. 
Morreu-me aquela que me fez nascer. Contudo, eu não perdi a minha Mãe, só ganhei uma nova perspectiva da espera 🙏✨ E mais, a partir desta data nasceu uma nova Mafalda que, na saudade, tem-se deixado moldar e aprendido também a morrer para si mesma, e para tudo o que não importa. 
Ser testemunha não é colocar a candeia debaixo do alqueire depois de acesa. Nesta minha escuridão, não duvidei, de que uma luz se acendeu quando as minhas rodas ficaram sem chão. É por isso que escrevo. Para que ela não se apague, até que a chama da minha vida se extinga aqui. A luz permanece visível no sorriso que está na minha boca mas é dela 🥹
Hoje consigo celebrar o dia em que as palavras “nunca” e “para sempre” deixaram de ser poesia, semântica ou intensidade para serem realidade seca, dura e crua. Ao mesmo tempo que celebro a verdadeira Alegria que nunca me abandonou. Ser testemunha é partilha-la e contar de onde ela vem. Amem até à última gota e resignifiquem os arrependimentos, desilusões, amarguras e vazios. O perdão é fruto do amor e o Amor é a única coisa que nem a morte pode conter. 
Amo-te Mãe❤️‍🔥

800 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : 17 junho 2011 🤍 Não se trata de assinalar uma data dolorosa no calendário, ano após ano, mas – como ouvia ontem o Pr. @joeldseo – trata-se de ser testemunha! Testemunha de tudo o que tenho experimentado nestes 13 anos por atravessar o luto de mãos dadas com Deus. Por não ter lutado nunca com Ele ou contra ninguém. Por confiar absolutamente que do deserto mais árido nascem flores, que os túmulos viram jardins e que há beleza nas cinzas quando o lamento passa a louvor. Por tudo isto é que em momento algum me vesti de orfandade, mas renovei antes as camadas de pele da minha fé, da paz ilógica, da esperança na eternidade e do meu entendimento de quem o Deus, que dá e tira, É no vale da sombra da morte. Morreu-me aquela que me fez nascer. Contudo, eu não perdi a minha Mãe, só ganhei uma nova perspectiva da espera 🙏✨ E mais, a partir desta data nasceu uma nova Mafalda que, na saudade, tem-se deixado moldar e aprendido também a morrer para si mesma, e para tudo o que não importa. Ser testemunha não é colocar a candeia debaixo do alqueire depois de acesa. Nesta minha escuridão, não duvidei, de que uma luz se acendeu quando as minhas rodas ficaram sem chão. É por isso que escrevo. Para que ela não se apague, até que a chama da minha vida se extinga aqui. A luz permanece visível no sorriso que está na minha boca mas é dela 🥹 Hoje consigo celebrar o dia em que as palavras “nunca” e “para sempre” deixaram de ser poesia, semântica ou intensidade para serem realidade seca, dura e crua. Ao mesmo tempo que celebro a verdadeira Alegria que nunca me abandonou. Ser testemunha é partilha-la e contar de onde ela vem. Amem até à última gota e resignifiquem os arrependimentos, desilusões, amarguras e vazios. O perdão é fruto do amor e o Amor é a única coisa que nem a morte pode conter. Amo-te Mãe❤️‍🔥
Likes : 800
Mafalda Ribeiro - 797 Likes - “Há um provérbio que diz: «Viver sem amigos é morrer sem testemunhas». Os amigos trazem à nossa vida uma espécie de atestação. Os amigos sabem o que é para nós o tempo”. É isto que Tolentino Mendonça defende e que eu atesto com tantas das minhas amizades. A @catarinafurtadooficial - que o país está a celebrar porque ela é de facto um bocadinho de todos nós! - e eu temos uma ligação mais de quem testemunha, observa, mantém perto (do que a vista alcança), inspira e aplaude, ao longo dos anos, do que propriamente de amigas com tempo esmifrado em intimidade. Ainda assim, não é a qualquer um que esta cinquentona oscula assim 😂: “nós cantamos mal mas beijamos bem🌶”. O resto fica para quem tem a benção de testemunhar o que cabe dentro deste mulherão e o que acontece quando “solta-se o beijo”😍. A Catarina acende a vela (achavas que eras só tu?✨) que ilumina a estrada do meu tempo até às noites como as de ontem. A Catarina tem-me acompanhado, e eu a ela, na maioria das vezes, no silêncio de um ponto de luz. Se isso nos tem bastado, então que os próximos 50 anos nos balancem para novos cenários de bem, beleza e evolução boa. A Catarina é para mim o símbolo de que estar debaixo dos holofotes serve para um único propósito: transporte. Transportar a luz artificial para que se chame a atenção da luz natural que há no coração dos que (ainda) estão nas sombras do mundo. A Catarina é uma gota de luz no charco lamacento da desigualdade. Ser sua testemunha tem sido como assistir ao alargar de um oceano que todos devíamos querer fazer parte. Obrigada CAT por me quereres a testemunhar este que é o teu tempo. “Só Deus sabe o que virá”, como canta a nossa @saracotiar, mas uma coisa prometo-te: na festa dos teus 100 anos já irei de cadeira de rodas e aposto que ainda te vou ver a fazer a espargata😂 Happy Birthday 🥳

797 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : “Há um provérbio que diz: «Viver sem amigos é morrer sem testemunhas». Os amigos trazem à nossa vida uma espécie de atestação. Os amigos sabem o que é para nós o tempo”. É isto que Tolentino Mendonça defende e que eu atesto com tantas das minhas amizades. A @catarinafurtadooficial – que o país está a celebrar porque ela é de facto um bocadinho de todos nós! – e eu temos uma ligação mais de quem testemunha, observa, mantém perto (do que a vista alcança), inspira e aplaude, ao longo dos anos, do que propriamente de amigas com tempo esmifrado em intimidade. Ainda assim, não é a qualquer um que esta cinquentona oscula assim 😂: “nós cantamos mal mas beijamos bem🌶”. O resto fica para quem tem a benção de testemunhar o que cabe dentro deste mulherão e o que acontece quando “solta-se o beijo”😍. A Catarina acende a vela (achavas que eras só tu?✨) que ilumina a estrada do meu tempo até às noites como as de ontem. A Catarina tem-me acompanhado, e eu a ela, na maioria das vezes, no silêncio de um ponto de luz. Se isso nos tem bastado, então que os próximos 50 anos nos balancem para novos cenários de bem, beleza e evolução boa. A Catarina é para mim o símbolo de que estar debaixo dos holofotes serve para um único propósito: transporte. Transportar a luz artificial para que se chame a atenção da luz natural que há no coração dos que (ainda) estão nas sombras do mundo. A Catarina é uma gota de luz no charco lamacento da desigualdade. Ser sua testemunha tem sido como assistir ao alargar de um oceano que todos devíamos querer fazer parte. Obrigada CAT por me quereres a testemunhar este que é o teu tempo. “Só Deus sabe o que virá”, como canta a nossa @saracotiar, mas uma coisa prometo-te: na festa dos teus 100 anos já irei de cadeira de rodas e aposto que ainda te vou ver a fazer a espargata😂 Happy Birthday 🥳
Likes : 797
Mafalda Ribeiro - 797 Likes - “Há um provérbio que diz: «Viver sem amigos é morrer sem testemunhas». Os amigos trazem à nossa vida uma espécie de atestação. Os amigos sabem o que é para nós o tempo”. É isto que Tolentino Mendonça defende e que eu atesto com tantas das minhas amizades. A @catarinafurtadooficial - que o país está a celebrar porque ela é de facto um bocadinho de todos nós! - e eu temos uma ligação mais de quem testemunha, observa, mantém perto (do que a vista alcança), inspira e aplaude, ao longo dos anos, do que propriamente de amigas com tempo esmifrado em intimidade. Ainda assim, não é a qualquer um que esta cinquentona oscula assim 😂: “nós cantamos mal mas beijamos bem🌶”. O resto fica para quem tem a benção de testemunhar o que cabe dentro deste mulherão e o que acontece quando “solta-se o beijo”😍. A Catarina acende a vela (achavas que eras só tu?✨) que ilumina a estrada do meu tempo até às noites como as de ontem. A Catarina tem-me acompanhado, e eu a ela, na maioria das vezes, no silêncio de um ponto de luz. Se isso nos tem bastado, então que os próximos 50 anos nos balancem para novos cenários de bem, beleza e evolução boa. A Catarina é para mim o símbolo de que estar debaixo dos holofotes serve para um único propósito: transporte. Transportar a luz artificial para que se chame a atenção da luz natural que há no coração dos que (ainda) estão nas sombras do mundo. A Catarina é uma gota de luz no charco lamacento da desigualdade. Ser sua testemunha tem sido como assistir ao alargar de um oceano que todos devíamos querer fazer parte. Obrigada CAT por me quereres a testemunhar este que é o teu tempo. “Só Deus sabe o que virá”, como canta a nossa @saracotiar, mas uma coisa prometo-te: na festa dos teus 100 anos já irei de cadeira de rodas e aposto que ainda te vou ver a fazer a espargata😂 Happy Birthday 🥳

797 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : “Há um provérbio que diz: «Viver sem amigos é morrer sem testemunhas». Os amigos trazem à nossa vida uma espécie de atestação. Os amigos sabem o que é para nós o tempo”. É isto que Tolentino Mendonça defende e que eu atesto com tantas das minhas amizades. A @catarinafurtadooficial – que o país está a celebrar porque ela é de facto um bocadinho de todos nós! – e eu temos uma ligação mais de quem testemunha, observa, mantém perto (do que a vista alcança), inspira e aplaude, ao longo dos anos, do que propriamente de amigas com tempo esmifrado em intimidade. Ainda assim, não é a qualquer um que esta cinquentona oscula assim 😂: “nós cantamos mal mas beijamos bem🌶”. O resto fica para quem tem a benção de testemunhar o que cabe dentro deste mulherão e o que acontece quando “solta-se o beijo”😍. A Catarina acende a vela (achavas que eras só tu?✨) que ilumina a estrada do meu tempo até às noites como as de ontem. A Catarina tem-me acompanhado, e eu a ela, na maioria das vezes, no silêncio de um ponto de luz. Se isso nos tem bastado, então que os próximos 50 anos nos balancem para novos cenários de bem, beleza e evolução boa. A Catarina é para mim o símbolo de que estar debaixo dos holofotes serve para um único propósito: transporte. Transportar a luz artificial para que se chame a atenção da luz natural que há no coração dos que (ainda) estão nas sombras do mundo. A Catarina é uma gota de luz no charco lamacento da desigualdade. Ser sua testemunha tem sido como assistir ao alargar de um oceano que todos devíamos querer fazer parte. Obrigada CAT por me quereres a testemunhar este que é o teu tempo. “Só Deus sabe o que virá”, como canta a nossa @saracotiar, mas uma coisa prometo-te: na festa dos teus 100 anos já irei de cadeira de rodas e aposto que ainda te vou ver a fazer a espargata😂 Happy Birthday 🥳
Likes : 797
Mafalda Ribeiro - 700 Likes - (este post não substitui o agradecimento personalizado, a todos os que não consegui atender o telefone ontem ou responder às inúmeras manifestações de carinho, via whatsapp e redes sociais, pela minha entrada nos 40 - 1 anos 😂 irei fazê-lo até ao Natal… mas farei. E graças a Deus por cada um de vocês na minha história ou a identificarem-se com ela 🙏)
Não planeei, não produzi, não fiz nada de “especial” este ano, para mim (para o ano é que é 🤩), como naturalmente passo o tempo a ter prazer em fazer: celebrar a vida num dia banal, fazer do vulgar algo memorável e transformar qualquer ambiente numa festa. Essa tento ser, quase sempre, eu, como resposta ao gozo e alegria que me vêm de dentro e que não posso guardar só para mim 🙌 Depois dos Scorpions terem adiado o concerto, e me fazerem adiar também o meu presente ao meu pai, por me aturar 😬, recebi o lembrete do céu de que os melhores planos são os d’Ele sempre. Portanto, com esta idade já só me queria dar ao luxo de verdadeiramente descansar, deixar fluir, não ter relógio nem pressa, não fazer fretes, estar inteira e ser verdadeira, exercitar a gratidão em todos os detalhes, contemplar o poder atrativo que a luz que tem iluminado o meu caminho continua a ter sobre os meus, mesmo que eles não percebam nada, conseguir zerar as expectativas, aceitar o inesperado e continuar espantada com o que acontece à volta de todas as mesas a que me “encosto” 🙌 Continua a ser cada vez menos sobre mim e isso significa tanto. Ontem foram 7 horas à mesa, simples assim. As imagens e as vozes alteram-se, mas o Centro de todas as minhas mesas é imutável e é isso que me dá Vida! 39, estou pronta para ti🥳 #gotasnocharco #mesa #honestgreens #sorrirsobrerodas #gratidao #motivacao #39 #parabensparamim #entusiasmo

700 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : (este post não substitui o agradecimento personalizado, a todos os que não consegui atender o telefone ontem ou responder às inúmeras manifestações de carinho, via whatsapp e redes sociais, pela minha entrada nos 40 – 1 anos 😂 irei fazê-lo até ao Natal… mas farei. E graças a Deus por cada um de vocês na minha história ou a identificarem-se com ela 🙏) Não planeei, não produzi, não fiz nada de “especial” este ano, para mim (para o ano é que é 🤩), como naturalmente passo o tempo a ter prazer em fazer: celebrar a vida num dia banal, fazer do vulgar algo memorável e transformar qualquer ambiente numa festa. Essa tento ser, quase sempre, eu, como resposta ao gozo e alegria que me vêm de dentro e que não posso guardar só para mim 🙌 Depois dos Scorpions terem adiado o concerto, e me fazerem adiar também o meu presente ao meu pai, por me aturar 😬, recebi o lembrete do céu de que os melhores planos são os d’Ele sempre. Portanto, com esta idade já só me queria dar ao luxo de verdadeiramente descansar, deixar fluir, não ter relógio nem pressa, não fazer fretes, estar inteira e ser verdadeira, exercitar a gratidão em todos os detalhes, contemplar o poder atrativo que a luz que tem iluminado o meu caminho continua a ter sobre os meus, mesmo que eles não percebam nada, conseguir zerar as expectativas, aceitar o inesperado e continuar espantada com o que acontece à volta de todas as mesas a que me “encosto” 🙌 Continua a ser cada vez menos sobre mim e isso significa tanto. Ontem foram 7 horas à mesa, simples assim. As imagens e as vozes alteram-se, mas o Centro de todas as minhas mesas é imutável e é isso que me dá Vida! 39, estou pronta para ti🥳 #gotasnocharco #mesa #honestgreens #sorrirsobrerodas #gratidao #motivacao #39 #parabensparamim #entusiasmo
Likes : 700
Mafalda Ribeiro - 620 Likes - “És uma mulher com M grande”, diz-se de boa intenção. Mas se as mulheres não se medem aos palmos, então a identidade feminina também não reside na grandeza do seu M. Porque ela não deve ser definida de fora para dentro e muito menos por comparação. Gosto da letra M. Porque é a letra dos meus dois nomes próprios e porque muito do que hoje sou vem do M com que escrevo a palavra Mãe, naquilo que a minha escreveu em mim. 
Só que ser mulher é ser todo o abecedário. 
É desempenhar incontáveis papéis, exercitar tarefas paralelas, fazer com que o tempo estique enquanto o coração tem sempre espaço para alargar… e ainda assim parece que vivemos aquém do que todo o mundo espera de nós. 
Nas minhas quatro décadas a ser esta Mulher (com e sem as características que os rótulos das caixas teimam em colar) honro mulheres e homens que sublinharam a minha existência enquanto Mulher. Pessoas que me foram mostrando o quão amada sou desde a minha criação e que esse é um estado imutável. 
Ser amada não depende de eu ser mulher de x ou mãe de y. Também não depende daquilo que eu possa fazer até me esgotar. Não depende de eu dizer que sim a tudo para aparecer ou pertencer. Não depende do meu alpinismo social para não defraudar expectativas ou colecionar dias preenchidos na agenda. Não depende dos elogios nem da popularidade. Ser esta Mulher que decide sacudir o pó dos pensamentos e irrigar o coração agradecido - mesmo nos dias em que a incapacidade lidera, as dores não ficam a zeros e o que vejo ao espelho precisa de uma intervenção - é o resultado de me saber filha amada de. A minha identidade como Mulher está na origem, portanto venha o que vier, a minha oração constante é que eu nunca me perca da primeira letra do abecedário: o A de Amor. 
📸 by @b_love.studios 
#gotasnocharco #aceitacao #diadamulher #alegria

620 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : “És uma mulher com M grande”, diz-se de boa intenção. Mas se as mulheres não se medem aos palmos, então a identidade feminina também não reside na grandeza do seu M. Porque ela não deve ser definida de fora para dentro e muito menos por comparação. Gosto da letra M. Porque é a letra dos meus dois nomes próprios e porque muito do que hoje sou vem do M com que escrevo a palavra Mãe, naquilo que a minha escreveu em mim. Só que ser mulher é ser todo o abecedário. É desempenhar incontáveis papéis, exercitar tarefas paralelas, fazer com que o tempo estique enquanto o coração tem sempre espaço para alargar… e ainda assim parece que vivemos aquém do que todo o mundo espera de nós. Nas minhas quatro décadas a ser esta Mulher (com e sem as características que os rótulos das caixas teimam em colar) honro mulheres e homens que sublinharam a minha existência enquanto Mulher. Pessoas que me foram mostrando o quão amada sou desde a minha criação e que esse é um estado imutável. Ser amada não depende de eu ser mulher de x ou mãe de y. Também não depende daquilo que eu possa fazer até me esgotar. Não depende de eu dizer que sim a tudo para aparecer ou pertencer. Não depende do meu alpinismo social para não defraudar expectativas ou colecionar dias preenchidos na agenda. Não depende dos elogios nem da popularidade. Ser esta Mulher que decide sacudir o pó dos pensamentos e irrigar o coração agradecido – mesmo nos dias em que a incapacidade lidera, as dores não ficam a zeros e o que vejo ao espelho precisa de uma intervenção – é o resultado de me saber filha amada de. A minha identidade como Mulher está na origem, portanto venha o que vier, a minha oração constante é que eu nunca me perca da primeira letra do abecedário: o A de Amor. 📸 by @b_love.studios #gotasnocharco #aceitacao #diadamulher #alegria
Likes : 620
Mafalda Ribeiro - 620 Likes - “És uma mulher com M grande”, diz-se de boa intenção. Mas se as mulheres não se medem aos palmos, então a identidade feminina também não reside na grandeza do seu M. Porque ela não deve ser definida de fora para dentro e muito menos por comparação. Gosto da letra M. Porque é a letra dos meus dois nomes próprios e porque muito do que hoje sou vem do M com que escrevo a palavra Mãe, naquilo que a minha escreveu em mim. 
Só que ser mulher é ser todo o abecedário. 
É desempenhar incontáveis papéis, exercitar tarefas paralelas, fazer com que o tempo estique enquanto o coração tem sempre espaço para alargar… e ainda assim parece que vivemos aquém do que todo o mundo espera de nós. 
Nas minhas quatro décadas a ser esta Mulher (com e sem as características que os rótulos das caixas teimam em colar) honro mulheres e homens que sublinharam a minha existência enquanto Mulher. Pessoas que me foram mostrando o quão amada sou desde a minha criação e que esse é um estado imutável. 
Ser amada não depende de eu ser mulher de x ou mãe de y. Também não depende daquilo que eu possa fazer até me esgotar. Não depende de eu dizer que sim a tudo para aparecer ou pertencer. Não depende do meu alpinismo social para não defraudar expectativas ou colecionar dias preenchidos na agenda. Não depende dos elogios nem da popularidade. Ser esta Mulher que decide sacudir o pó dos pensamentos e irrigar o coração agradecido - mesmo nos dias em que a incapacidade lidera, as dores não ficam a zeros e o que vejo ao espelho precisa de uma intervenção - é o resultado de me saber filha amada de. A minha identidade como Mulher está na origem, portanto venha o que vier, a minha oração constante é que eu nunca me perca da primeira letra do abecedário: o A de Amor. 
📸 by @b_love.studios 
#gotasnocharco #aceitacao #diadamulher #alegria

620 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : “És uma mulher com M grande”, diz-se de boa intenção. Mas se as mulheres não se medem aos palmos, então a identidade feminina também não reside na grandeza do seu M. Porque ela não deve ser definida de fora para dentro e muito menos por comparação. Gosto da letra M. Porque é a letra dos meus dois nomes próprios e porque muito do que hoje sou vem do M com que escrevo a palavra Mãe, naquilo que a minha escreveu em mim. Só que ser mulher é ser todo o abecedário. É desempenhar incontáveis papéis, exercitar tarefas paralelas, fazer com que o tempo estique enquanto o coração tem sempre espaço para alargar… e ainda assim parece que vivemos aquém do que todo o mundo espera de nós. Nas minhas quatro décadas a ser esta Mulher (com e sem as características que os rótulos das caixas teimam em colar) honro mulheres e homens que sublinharam a minha existência enquanto Mulher. Pessoas que me foram mostrando o quão amada sou desde a minha criação e que esse é um estado imutável. Ser amada não depende de eu ser mulher de x ou mãe de y. Também não depende daquilo que eu possa fazer até me esgotar. Não depende de eu dizer que sim a tudo para aparecer ou pertencer. Não depende do meu alpinismo social para não defraudar expectativas ou colecionar dias preenchidos na agenda. Não depende dos elogios nem da popularidade. Ser esta Mulher que decide sacudir o pó dos pensamentos e irrigar o coração agradecido – mesmo nos dias em que a incapacidade lidera, as dores não ficam a zeros e o que vejo ao espelho precisa de uma intervenção – é o resultado de me saber filha amada de. A minha identidade como Mulher está na origem, portanto venha o que vier, a minha oração constante é que eu nunca me perca da primeira letra do abecedário: o A de Amor. 📸 by @b_love.studios #gotasnocharco #aceitacao #diadamulher #alegria
Likes : 620
Mafalda Ribeiro - 620 Likes - “És uma mulher com M grande”, diz-se de boa intenção. Mas se as mulheres não se medem aos palmos, então a identidade feminina também não reside na grandeza do seu M. Porque ela não deve ser definida de fora para dentro e muito menos por comparação. Gosto da letra M. Porque é a letra dos meus dois nomes próprios e porque muito do que hoje sou vem do M com que escrevo a palavra Mãe, naquilo que a minha escreveu em mim. 
Só que ser mulher é ser todo o abecedário. 
É desempenhar incontáveis papéis, exercitar tarefas paralelas, fazer com que o tempo estique enquanto o coração tem sempre espaço para alargar… e ainda assim parece que vivemos aquém do que todo o mundo espera de nós. 
Nas minhas quatro décadas a ser esta Mulher (com e sem as características que os rótulos das caixas teimam em colar) honro mulheres e homens que sublinharam a minha existência enquanto Mulher. Pessoas que me foram mostrando o quão amada sou desde a minha criação e que esse é um estado imutável. 
Ser amada não depende de eu ser mulher de x ou mãe de y. Também não depende daquilo que eu possa fazer até me esgotar. Não depende de eu dizer que sim a tudo para aparecer ou pertencer. Não depende do meu alpinismo social para não defraudar expectativas ou colecionar dias preenchidos na agenda. Não depende dos elogios nem da popularidade. Ser esta Mulher que decide sacudir o pó dos pensamentos e irrigar o coração agradecido - mesmo nos dias em que a incapacidade lidera, as dores não ficam a zeros e o que vejo ao espelho precisa de uma intervenção - é o resultado de me saber filha amada de. A minha identidade como Mulher está na origem, portanto venha o que vier, a minha oração constante é que eu nunca me perca da primeira letra do abecedário: o A de Amor. 
📸 by @b_love.studios 
#gotasnocharco #aceitacao #diadamulher #alegria

620 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : “És uma mulher com M grande”, diz-se de boa intenção. Mas se as mulheres não se medem aos palmos, então a identidade feminina também não reside na grandeza do seu M. Porque ela não deve ser definida de fora para dentro e muito menos por comparação. Gosto da letra M. Porque é a letra dos meus dois nomes próprios e porque muito do que hoje sou vem do M com que escrevo a palavra Mãe, naquilo que a minha escreveu em mim. Só que ser mulher é ser todo o abecedário. É desempenhar incontáveis papéis, exercitar tarefas paralelas, fazer com que o tempo estique enquanto o coração tem sempre espaço para alargar… e ainda assim parece que vivemos aquém do que todo o mundo espera de nós. Nas minhas quatro décadas a ser esta Mulher (com e sem as características que os rótulos das caixas teimam em colar) honro mulheres e homens que sublinharam a minha existência enquanto Mulher. Pessoas que me foram mostrando o quão amada sou desde a minha criação e que esse é um estado imutável. Ser amada não depende de eu ser mulher de x ou mãe de y. Também não depende daquilo que eu possa fazer até me esgotar. Não depende de eu dizer que sim a tudo para aparecer ou pertencer. Não depende do meu alpinismo social para não defraudar expectativas ou colecionar dias preenchidos na agenda. Não depende dos elogios nem da popularidade. Ser esta Mulher que decide sacudir o pó dos pensamentos e irrigar o coração agradecido – mesmo nos dias em que a incapacidade lidera, as dores não ficam a zeros e o que vejo ao espelho precisa de uma intervenção – é o resultado de me saber filha amada de. A minha identidade como Mulher está na origem, portanto venha o que vier, a minha oração constante é que eu nunca me perca da primeira letra do abecedário: o A de Amor. 📸 by @b_love.studios #gotasnocharco #aceitacao #diadamulher #alegria
Likes : 620
Mafalda Ribeiro - 590 Likes - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio

590 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado! #sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Likes : 590
Mafalda Ribeiro - 590 Likes - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio

590 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado! #sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Likes : 590
Mafalda Ribeiro - 590 Likes - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio

590 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado! #sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Likes : 590
Mafalda Ribeiro - 590 Likes - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio

590 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado! #sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Likes : 590
Mafalda Ribeiro - 590 Likes - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio

590 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado! #sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Likes : 590
Mafalda Ribeiro - 590 Likes - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio

590 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado! #sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Likes : 590
Mafalda Ribeiro - 590 Likes - Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 
6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. 
Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado!
#sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio

590 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Se tivesse de definir o último meio ano numa palavra seria OPORTUNIDADE✨ O desafio da @lifeatjm chegou em pleno dia de Thanksgiving do ano passado, conheci a (hoje também um bocadinho minha) equipa de Inclusão, no Centro Incluir de Lisboa, na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, tive muitas horas on-line com as pessoas que fazem a diferença real na vida de tantas pessoas dentro do grupo Jerónimo Martins e estreei-me como formadora no Dia da Criança😉. Olhando para cada detalhe, tudo faz sentido para quem me conhece e sabe que, ainda hoje, vivo sentada no espanto, muito pelas oportunidades que me são confiadas. 6 meses passados, escolhi 7 fotografias para partilhar convosco a Boa Nova que faz jus ao que ouvi da Susana Correia de Campos um dia: “nós no JM não comunicamos nada que não esteja materializado”. Já no terreno sou testemunha disso e assino por baixo. Por isso, é com um orgulho que transborda os meus 97 cm que, como Consultora (externa) em Diversidade & Inclusão para o Programa Incluir” do grupo Jerónimo Martins, visto a camisola de um projecto que todos os dias me faz ter esperança num futuro cada vez mais inclusivo. A gratidão pela oportunidade que também me faz a mim aprender, inovar, desconstruir-me e desafiar-me vai para a equipa maravilhosa de Inclusão que, já há muito tempo, começou a desbravar caminho. Obrigada por me incluírem e por me darem a oportunidade igual de, com a minha diferença, melhorar o mundo ao vosso lado! #sorrirsobrerodas #consultoria #formacao #entusiasmo #gratidao #inclusion #liderança #diversity #jeronimomartins #incluir #ligeatjm #novodesafio
Likes : 590
Mafalda Ribeiro - 571 Likes - Era uma vez, há 20 anos, uma menina que escreveu uma carta a um Pai que não era Natal. Pediu-Lhe Amigos que a fizessem crescer. Não em centímetros, literalmente, mas em profundidade. Amigos que a levassem mais longe e ao mesmo tempo a puxassem para o mais íntimo do para quê de ter nascido.

Como uma oração, a menina escrevia: “eu dava tudo para um dia encontrar amigos como se encontra o Natal. Quero desembrulhar amigos que me consigam explicar o verdadeiro significado do Natal porque o vivem todos os dias!”

No fundo, o que ela desejava era ter amigos que lhe acendessem uma Luz que nunca mais se apagasse. Amigos que lhe apontassem o caminho estreito da Esperança. Amigos que a educassem para a empatia e para a inclusão. Amigos que a lembrassem constantemente o quão amada é, independentemente das diferenças, dificuldades ou circunstâncias. Ela só queria amigos que a fizessem crescer!

A menina escrevia sempre tudo e muito, não porque tinha medo de se esquecer das coisas, mas porque acreditava que as suas palavras tinham um poder ainda maior quando ela as registava no papel. Ela acreditava que se as dissesse apenas em voz alta o vento podia perde-las. Se as escrevesse, tinha a certeza de que chegariam ao seu destino, e de que nunca voltariam para trás vazias. A menina sabia que um dia as suas palavras viriam de mãos dadas com um amigo. Ela acreditava com todas as suas forças que a mudança das pessoas só vem através da relação.

O crescimento vem a partir dos amigos que nos encorajam, mas que nos corrigem. Dos amigos que estão ao nosso lado, mas que não nos dizem “sim” a tudo. Dos amigos que intervém e nos ajudam, nos esticam, nos desarrumam, para voltar a arrumar, nos questionam e tanto nos obrigam a parar como nos dão corda aos sapatos.

Dos amigos que não têm medo de nos ensinar, em qualquer idade. Dos amigos que não têm vergonha de nos fazer rir, até de nós, e riem connosco. (cont.)

571 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Era uma vez, há 20 anos, uma menina que escreveu uma carta a um Pai que não era Natal. Pediu-Lhe Amigos que a fizessem crescer. Não em centímetros, literalmente, mas em profundidade. Amigos que a levassem mais longe e ao mesmo tempo a puxassem para o mais íntimo do para quê de ter nascido. Como uma oração, a menina escrevia: “eu dava tudo para um dia encontrar amigos como se encontra o Natal. Quero desembrulhar amigos que me consigam explicar o verdadeiro significado do Natal porque o vivem todos os dias!” No fundo, o que ela desejava era ter amigos que lhe acendessem uma Luz que nunca mais se apagasse. Amigos que lhe apontassem o caminho estreito da Esperança. Amigos que a educassem para a empatia e para a inclusão. Amigos que a lembrassem constantemente o quão amada é, independentemente das diferenças, dificuldades ou circunstâncias. Ela só queria amigos que a fizessem crescer! A menina escrevia sempre tudo e muito, não porque tinha medo de se esquecer das coisas, mas porque acreditava que as suas palavras tinham um poder ainda maior quando ela as registava no papel. Ela acreditava que se as dissesse apenas em voz alta o vento podia perde-las. Se as escrevesse, tinha a certeza de que chegariam ao seu destino, e de que nunca voltariam para trás vazias. A menina sabia que um dia as suas palavras viriam de mãos dadas com um amigo. Ela acreditava com todas as suas forças que a mudança das pessoas só vem através da relação. O crescimento vem a partir dos amigos que nos encorajam, mas que nos corrigem. Dos amigos que estão ao nosso lado, mas que não nos dizem “sim” a tudo. Dos amigos que intervém e nos ajudam, nos esticam, nos desarrumam, para voltar a arrumar, nos questionam e tanto nos obrigam a parar como nos dão corda aos sapatos. Dos amigos que não têm medo de nos ensinar, em qualquer idade. Dos amigos que não têm vergonha de nos fazer rir, até de nós, e riem connosco. (cont.)
Likes : 571
Mafalda Ribeiro - 567 Likes - Re-significar é onde mais cedo ou mais tarde o luto devia ir parar. Hoje, 11 anos depois de iniciar esta jornada do “sem a minha mãe” tenho a consciência que o faço, umas vezes mais em esforço mental do que outras, mas sempre a respirar a paz que para mim significa viver com a esperança do reencontro. A questão é que por mais que re-signifiquemos datas, enquanto a memória não nos trair, não se deita fora o sentir nem se sugam as saudades que nos amassam por dentro. Penso muitas vezes: como é que o mundo ousa continuar a girar sem a presença da minha mãe? Dantes isso quase me soava a afronta, principalmente na alegria, na celebração, nas vitórias, nas conquistas, nas boas notícias e na festa. Como é que se está em pleno no que quer que seja de felicidade se não o posso partilhar com ela? Os anos vão passando e tudo vai mudando de perspectiva: a dor, outrora ferida aberta, dá lugar à cicatriz, a irritação dá lugar à vontade saudável e o vazio da incredulidade dá lugar ao medo de tudo cair no esquecimento, como se assim a fosse perder várias vezes para lá daquele acidente a 17 de junho. 
Muitos consideram que re-significar é deixar de contar, é não falar, é arrumar num baú muito fundo e deitar a chave fora, é distrair as emoções e criar coisas como substituição - muito gostamos nós de meter o dedo no luto alheio quando se calhar nem nunca nos morreu uma tartaruga! A essas pessoas respondo: não é eu não sou capaz, é eu não quero. E não quero porque, graças a Deus, vivo uma vida cheia de significado onde cabe pessoas importantes, que foram chegando e que já não a conheceram, e mudanças que me transformaram para melhor que ela não assistiu. Em tudo o que Deus me tem somado ela continua a faltar e por isso preciso de continuar a contar a minha mãe ao meu mundo. Porque quero que saibam que há uma Mafalda antes e depois deste dia, desde há 11 anos. E existiram dois sorrisos cá que passaram a um❤️‍🩹 O luto não se supera, atravessa-se.

567 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Re-significar é onde mais cedo ou mais tarde o luto devia ir parar. Hoje, 11 anos depois de iniciar esta jornada do “sem a minha mãe” tenho a consciência que o faço, umas vezes mais em esforço mental do que outras, mas sempre a respirar a paz que para mim significa viver com a esperança do reencontro. A questão é que por mais que re-signifiquemos datas, enquanto a memória não nos trair, não se deita fora o sentir nem se sugam as saudades que nos amassam por dentro. Penso muitas vezes: como é que o mundo ousa continuar a girar sem a presença da minha mãe? Dantes isso quase me soava a afronta, principalmente na alegria, na celebração, nas vitórias, nas conquistas, nas boas notícias e na festa. Como é que se está em pleno no que quer que seja de felicidade se não o posso partilhar com ela? Os anos vão passando e tudo vai mudando de perspectiva: a dor, outrora ferida aberta, dá lugar à cicatriz, a irritação dá lugar à vontade saudável e o vazio da incredulidade dá lugar ao medo de tudo cair no esquecimento, como se assim a fosse perder várias vezes para lá daquele acidente a 17 de junho. Muitos consideram que re-significar é deixar de contar, é não falar, é arrumar num baú muito fundo e deitar a chave fora, é distrair as emoções e criar coisas como substituição – muito gostamos nós de meter o dedo no luto alheio quando se calhar nem nunca nos morreu uma tartaruga! A essas pessoas respondo: não é eu não sou capaz, é eu não quero. E não quero porque, graças a Deus, vivo uma vida cheia de significado onde cabe pessoas importantes, que foram chegando e que já não a conheceram, e mudanças que me transformaram para melhor que ela não assistiu. Em tudo o que Deus me tem somado ela continua a faltar e por isso preciso de continuar a contar a minha mãe ao meu mundo. Porque quero que saibam que há uma Mafalda antes e depois deste dia, desde há 11 anos. E existiram dois sorrisos cá que passaram a um❤️‍🩹 O luto não se supera, atravessa-se.
Likes : 567
Mafalda Ribeiro - 561 Likes - Reconhecem-me por estar literalmente sentada sobre rodas. Pois neste último mês adiciono que tenho estado sentada também sobre um milagre. Sem dar por isso, os dias foram passando e as palavras escritas que, aqui regularmente, uso como partilha registada de emoções, convicções, sentimentos e vivências deram lugar antes a silêncios transformados em ações de graças. O meu tempo off-line não sentiu necessidade de extravasar para o on-line, à medida que ia sendo gasto. Talvez porque fui aprendendo a desconfinar orações e transforma-las em atitudes intencionais, práticas e funcionais. O tempo, por si, e naturalmente, reorganizou-se depois de o passar a usar e consagrar de forma diferente. Investir na vida dos outros é ver o nosso tempo alargar como um milagre. Mas é mais… é vestir a camisola de todas as orações que não voltaram para trás vazias. 
Estou sentada no milagre de, mesmo sem entender, não duvidar da fonte de onde nasce o rio que me arrasta, leva adiante e, ao mesmo tempo, me mata a sede. E quando me engasgo, na sofreguidão do meu próprio espanto, respiro fundo para me lembrar da travessia. Não acredito em milagres de pós lâmpadas que se esfregam, mas em milagres que se acendem a partir da Palavra, que faz caminho de espera e de esperança e que não se deixa consumir pela escuridão. 
O milagre sobre o qual estou sentada é o que a combinação da obediência com a escuta, a intimidade e o compromisso produzem. Nada disto é sorte ou mérito. É exclusivamente não me levantar, só porque me apetece, e virar as costas ao que em mim foi plantado.
📝obrigada à @saved.pt pela t-shirt e pelo amen às minhas “invenções”! 
#sorrirsobrerodas #alegriaeerguerumafortaleza #pray #gotasnocharco #gratidao

561 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Reconhecem-me por estar literalmente sentada sobre rodas. Pois neste último mês adiciono que tenho estado sentada também sobre um milagre. Sem dar por isso, os dias foram passando e as palavras escritas que, aqui regularmente, uso como partilha registada de emoções, convicções, sentimentos e vivências deram lugar antes a silêncios transformados em ações de graças. O meu tempo off-line não sentiu necessidade de extravasar para o on-line, à medida que ia sendo gasto. Talvez porque fui aprendendo a desconfinar orações e transforma-las em atitudes intencionais, práticas e funcionais. O tempo, por si, e naturalmente, reorganizou-se depois de o passar a usar e consagrar de forma diferente. Investir na vida dos outros é ver o nosso tempo alargar como um milagre. Mas é mais… é vestir a camisola de todas as orações que não voltaram para trás vazias. Estou sentada no milagre de, mesmo sem entender, não duvidar da fonte de onde nasce o rio que me arrasta, leva adiante e, ao mesmo tempo, me mata a sede. E quando me engasgo, na sofreguidão do meu próprio espanto, respiro fundo para me lembrar da travessia. Não acredito em milagres de pós lâmpadas que se esfregam, mas em milagres que se acendem a partir da Palavra, que faz caminho de espera e de esperança e que não se deixa consumir pela escuridão. O milagre sobre o qual estou sentada é o que a combinação da obediência com a escuta, a intimidade e o compromisso produzem. Nada disto é sorte ou mérito. É exclusivamente não me levantar, só porque me apetece, e virar as costas ao que em mim foi plantado. 📝obrigada à @saved.pt pela t-shirt e pelo amen às minhas “invenções”! #sorrirsobrerodas #alegriaeerguerumafortaleza #pray #gotasnocharco #gratidao
Likes : 561
Mafalda Ribeiro - 542 Likes - Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher - com tudo o que isso implica e hormonas incluídas - e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 
📸 by @joanavgc 
#gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão

542 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher – com tudo o que isso implica e hormonas incluídas – e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 📸 by @joanavgc #gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão
Likes : 542
Mafalda Ribeiro - 542 Likes - Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher - com tudo o que isso implica e hormonas incluídas - e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 
📸 by @joanavgc 
#gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão

542 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher – com tudo o que isso implica e hormonas incluídas – e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 📸 by @joanavgc #gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão
Likes : 542
Mafalda Ribeiro - 542 Likes - Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher - com tudo o que isso implica e hormonas incluídas - e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 
📸 by @joanavgc 
#gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão

542 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher – com tudo o que isso implica e hormonas incluídas – e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 📸 by @joanavgc #gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão
Likes : 542
Mafalda Ribeiro - 542 Likes - Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher - com tudo o que isso implica e hormonas incluídas - e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 
📸 by @joanavgc 
#gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão

542 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Sou muitas mulheres nesta embalagem de concentrado de pessoa humana. Sou uma mulher com deficiência, em todos os dias, fora das efemérides, e cabe-me também a mim a responsabilidade de continuar a trazer a visibilidade e a representatividade para todas as esferas da vida, sem dia marcado pelos media ou pelo digital. Juntar-me ao eco dos que lutam pela equidade, e por todas aquelas mulheres que ou não têm voz ou são silenciadas, é um dever antes de qualquer direito. Mas naquele que deverá continuar a ser um dia de celebração pelo orgulho de ser mulher – com tudo o que isso implica e hormonas incluídas – e de gratidão a todas as mulheres que têm sido pilares e referência na minha jornada, escolho também lembrar-me do Era uma Vez a minha história. Se hoje a minha voz de Mulher deixa uma marca na sociedade é porque um dia houve uma Mulher que decidiu não interromper a minha história. Para que hoje ela pudesse ser contada e contasse para alguém. A história de cada um de nós importa, independente do corpo onde mora. Portanto, na declaração que reconheço à beleza que é ser mulher não posso falar de aceitação, liberdade, auto-estima, identidade e igualdade de acesso a oportunidades sem ser primeiro ativista do valor que tem a (minha) vida! 📸 by @joanavgc #gotasnocharco #sorrirsobreamesa #diadamulher #gratidão
Likes : 542
Mafalda Ribeiro - 510 Likes - O mundo está um lugar escuro. As pessoas demitiram-se da noção, sentido de equilíbrio, bom senso, educação e sabedoria. A humanidade de tanto querer gritar está rouca de valores de base, coerência e princípios. As opiniões são de tudo ou nada, matas ou morres, ou estás comigo ou contra mim e de um aproveitamento profundo a nível político, económico e religioso mal se levanta uma polémica. Esta Mafalda com 39 anos, que segundo a maioria que habita as minhas redes sociais e até as pessoas com quem me dou, não tinha qualquer direito a ter nascido, se fosse conhecido o seu diagnóstico enquanto lhe chamavam feto. Esta mesma Mafalda, que ouve diariamente “és uma inspiração”, podia nunca ter tido a oportunidade de hoje estar pelos cabelos com a enxurrada de barbaridades que vê e ouve em nome da liberdade. Mas, às vezes, é preciso puxar só os cabelos e deixar que o silêncio da vida fale por ele mesmo, sem argumentos em bicos de pés. Não é cobardia, não é medo de cancelamento, não é fuga ao confronto, nem preocupação pela perda de assistência. É um direito que me assiste este o de me posicionar pela representatividade do valor da minha própria vida. Basta-me estar. Afinal, hoje é fácil dar crédito porque se vê quem eu sou. E quando nada se sabia? Mesmo que eu não diga nada para convencer alguém, seja do que for, vou continuar a circular, a estar presente, a sorrir e a despejar luz neste mundo escuro. Que a minha vida seja um espelho de tudo aquilo que alguém não interrompeu! #gotasnocharco #sorrirsobrerodas #liberdade #vida

510 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : O mundo está um lugar escuro. As pessoas demitiram-se da noção, sentido de equilíbrio, bom senso, educação e sabedoria. A humanidade de tanto querer gritar está rouca de valores de base, coerência e princípios. As opiniões são de tudo ou nada, matas ou morres, ou estás comigo ou contra mim e de um aproveitamento profundo a nível político, económico e religioso mal se levanta uma polémica. Esta Mafalda com 39 anos, que segundo a maioria que habita as minhas redes sociais e até as pessoas com quem me dou, não tinha qualquer direito a ter nascido, se fosse conhecido o seu diagnóstico enquanto lhe chamavam feto. Esta mesma Mafalda, que ouve diariamente “és uma inspiração”, podia nunca ter tido a oportunidade de hoje estar pelos cabelos com a enxurrada de barbaridades que vê e ouve em nome da liberdade. Mas, às vezes, é preciso puxar só os cabelos e deixar que o silêncio da vida fale por ele mesmo, sem argumentos em bicos de pés. Não é cobardia, não é medo de cancelamento, não é fuga ao confronto, nem preocupação pela perda de assistência. É um direito que me assiste este o de me posicionar pela representatividade do valor da minha própria vida. Basta-me estar. Afinal, hoje é fácil dar crédito porque se vê quem eu sou. E quando nada se sabia? Mesmo que eu não diga nada para convencer alguém, seja do que for, vou continuar a circular, a estar presente, a sorrir e a despejar luz neste mundo escuro. Que a minha vida seja um espelho de tudo aquilo que alguém não interrompeu! #gotasnocharco #sorrirsobrerodas #liberdade #vida
Likes : 510
Mafalda Ribeiro - 499 Likes - Daqui a um mês estarei a celebrar o início de uma nova jornada. 2023 promete ser um ano marcante, não só porque passarei a ser uma quarentona de 97 cm, mas porque tudo farei para o celebrar (ainda mais) da melhor forma que sei: em obediência ao meu propósito. Daqui a um mês termina o tempo da procrastinação de uma área da minha vida que precisa de despertar. Daqui a um mês darei à luz uma etapa que me está prometida há muito tempo - e que eu tenho atrasado subtilmente por não me assumir preparada para a travessia. Daqui a um mês termina o jejum que me trouxe as pessoas certas, o ângulo certo e a segurança certa para avançar, finalmente! Daqui a um mês os parabéns à minha mãe serão cantados de uma maneira diferente. Mas o que vai acontecer será também uma maneira de a honrar. Daqui a um mês acabaram-se as desculpas e terei de arranjar maneira. Aliás, já estou nesse processo e a contagem decrescente começou - dia 23 de Março de 2023 as minhas palavras escritas ganharão uma nova vida. Daqui a um mês uma Boa Nova vai chegar. Até la serei um mix de entusiasmo, respeito, gratidão, nervoso miudinho, emoções mantidas à trela e uma rendição absoluta à alegria que me faz querer transbordar. Continuem por aqui, pois fazer a viagem do próximo mês, acompanhada, vai trazer ainda mais sentido a tudo isto. É no coletivo que os sonhos se acordam, por isso que vocês continuem a ser testemunhas dos meus. Daqui a um mês as minhas #gotasnocharco vão fazer-se ao mar ⛵️
📸 by @carlapais.photography #countdown #23marco #entusiasmo #gratidao #gotasnocharco #sorrirsobrerodas

499 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Daqui a um mês estarei a celebrar o início de uma nova jornada. 2023 promete ser um ano marcante, não só porque passarei a ser uma quarentona de 97 cm, mas porque tudo farei para o celebrar (ainda mais) da melhor forma que sei: em obediência ao meu propósito. Daqui a um mês termina o tempo da procrastinação de uma área da minha vida que precisa de despertar. Daqui a um mês darei à luz uma etapa que me está prometida há muito tempo – e que eu tenho atrasado subtilmente por não me assumir preparada para a travessia. Daqui a um mês termina o jejum que me trouxe as pessoas certas, o ângulo certo e a segurança certa para avançar, finalmente! Daqui a um mês os parabéns à minha mãe serão cantados de uma maneira diferente. Mas o que vai acontecer será também uma maneira de a honrar. Daqui a um mês acabaram-se as desculpas e terei de arranjar maneira. Aliás, já estou nesse processo e a contagem decrescente começou – dia 23 de Março de 2023 as minhas palavras escritas ganharão uma nova vida. Daqui a um mês uma Boa Nova vai chegar. Até la serei um mix de entusiasmo, respeito, gratidão, nervoso miudinho, emoções mantidas à trela e uma rendição absoluta à alegria que me faz querer transbordar. Continuem por aqui, pois fazer a viagem do próximo mês, acompanhada, vai trazer ainda mais sentido a tudo isto. É no coletivo que os sonhos se acordam, por isso que vocês continuem a ser testemunhas dos meus. Daqui a um mês as minhas #gotasnocharco vão fazer-se ao mar ⛵️ 📸 by @carlapais.photography #countdown #23marco #entusiasmo #gratidao #gotasnocharco #sorrirsobrerodas
Likes : 499
Mafalda Ribeiro - 482 Likes - Parabeniza-lo publicamente por mais um ano de vida serve para que quem aqui me lê (que eu acredito que vocês não vêem só as fotografias) saiba quem é a pessoa que Deus escolheu para literalmente me fazer ter os pés no chão. O meu irmão @ruizinhoc apanha-me hoje na idade, mas foi há muitos anos que fomos apanhados pela convicção de que tínhamos algo a fazer na vida um do outro, que é muito maior do que os nossos defeitos e virtudes. O coração do Rui ensina-me a pedir a Deus que transforme mais o meu. É porque existe diariamente um Rui nos meus bastidores que não tenho medo de ir e ser luz seja aonde for. Conhece-me tão bem que às vezes quase acredito que “crescemos” juntos. O Rui é a antítese de todo o capacitismo que pode haver no mundo e a solidez inabalável do que significa andar em qualquer estrada da vida, sobre as rodas da paz do que não é temporário. É ele que tem acrescentado valor a muitas das decisões que tenho tomado, por ser uma espécie de seta que aponta para a direção do tal caminho estreito que todos os dias me faz mais humana. É a voz dele que agradeço, valorizo, honro, não negligencio, nem dou por garantida: “só tens duas hipóteses: ou confias ou confias”. Seguimos nessa confiança, eu à frente e tu a seres o rei da parvoíce para que nos levantemos sempre nos atropelamentos dos dias. Love you mano ❤️ 
Atenção: não aconselhado às pessoas sensíveis passar para a foto seguinte 😂 #omanofaz39 #oruizinhoebebe #parabensaopaidagloria

482 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Parabeniza-lo publicamente por mais um ano de vida serve para que quem aqui me lê (que eu acredito que vocês não vêem só as fotografias) saiba quem é a pessoa que Deus escolheu para literalmente me fazer ter os pés no chão. O meu irmão @ruizinhoc apanha-me hoje na idade, mas foi há muitos anos que fomos apanhados pela convicção de que tínhamos algo a fazer na vida um do outro, que é muito maior do que os nossos defeitos e virtudes. O coração do Rui ensina-me a pedir a Deus que transforme mais o meu. É porque existe diariamente um Rui nos meus bastidores que não tenho medo de ir e ser luz seja aonde for. Conhece-me tão bem que às vezes quase acredito que “crescemos” juntos. O Rui é a antítese de todo o capacitismo que pode haver no mundo e a solidez inabalável do que significa andar em qualquer estrada da vida, sobre as rodas da paz do que não é temporário. É ele que tem acrescentado valor a muitas das decisões que tenho tomado, por ser uma espécie de seta que aponta para a direção do tal caminho estreito que todos os dias me faz mais humana. É a voz dele que agradeço, valorizo, honro, não negligencio, nem dou por garantida: “só tens duas hipóteses: ou confias ou confias”. Seguimos nessa confiança, eu à frente e tu a seres o rei da parvoíce para que nos levantemos sempre nos atropelamentos dos dias. Love you mano ❤️ Atenção: não aconselhado às pessoas sensíveis passar para a foto seguinte 😂 #omanofaz39 #oruizinhoebebe #parabensaopaidagloria
Likes : 482
Mafalda Ribeiro - 482 Likes - Parabeniza-lo publicamente por mais um ano de vida serve para que quem aqui me lê (que eu acredito que vocês não vêem só as fotografias) saiba quem é a pessoa que Deus escolheu para literalmente me fazer ter os pés no chão. O meu irmão @ruizinhoc apanha-me hoje na idade, mas foi há muitos anos que fomos apanhados pela convicção de que tínhamos algo a fazer na vida um do outro, que é muito maior do que os nossos defeitos e virtudes. O coração do Rui ensina-me a pedir a Deus que transforme mais o meu. É porque existe diariamente um Rui nos meus bastidores que não tenho medo de ir e ser luz seja aonde for. Conhece-me tão bem que às vezes quase acredito que “crescemos” juntos. O Rui é a antítese de todo o capacitismo que pode haver no mundo e a solidez inabalável do que significa andar em qualquer estrada da vida, sobre as rodas da paz do que não é temporário. É ele que tem acrescentado valor a muitas das decisões que tenho tomado, por ser uma espécie de seta que aponta para a direção do tal caminho estreito que todos os dias me faz mais humana. É a voz dele que agradeço, valorizo, honro, não negligencio, nem dou por garantida: “só tens duas hipóteses: ou confias ou confias”. Seguimos nessa confiança, eu à frente e tu a seres o rei da parvoíce para que nos levantemos sempre nos atropelamentos dos dias. Love you mano ❤️ 
Atenção: não aconselhado às pessoas sensíveis passar para a foto seguinte 😂 #omanofaz39 #oruizinhoebebe #parabensaopaidagloria

482 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Parabeniza-lo publicamente por mais um ano de vida serve para que quem aqui me lê (que eu acredito que vocês não vêem só as fotografias) saiba quem é a pessoa que Deus escolheu para literalmente me fazer ter os pés no chão. O meu irmão @ruizinhoc apanha-me hoje na idade, mas foi há muitos anos que fomos apanhados pela convicção de que tínhamos algo a fazer na vida um do outro, que é muito maior do que os nossos defeitos e virtudes. O coração do Rui ensina-me a pedir a Deus que transforme mais o meu. É porque existe diariamente um Rui nos meus bastidores que não tenho medo de ir e ser luz seja aonde for. Conhece-me tão bem que às vezes quase acredito que “crescemos” juntos. O Rui é a antítese de todo o capacitismo que pode haver no mundo e a solidez inabalável do que significa andar em qualquer estrada da vida, sobre as rodas da paz do que não é temporário. É ele que tem acrescentado valor a muitas das decisões que tenho tomado, por ser uma espécie de seta que aponta para a direção do tal caminho estreito que todos os dias me faz mais humana. É a voz dele que agradeço, valorizo, honro, não negligencio, nem dou por garantida: “só tens duas hipóteses: ou confias ou confias”. Seguimos nessa confiança, eu à frente e tu a seres o rei da parvoíce para que nos levantemos sempre nos atropelamentos dos dias. Love you mano ❤️ Atenção: não aconselhado às pessoas sensíveis passar para a foto seguinte 😂 #omanofaz39 #oruizinhoebebe #parabensaopaidagloria
Likes : 482
Mafalda Ribeiro - 467 Likes - A independência está a um passo da solidão! A frase é minha e hoje interpelou algumas das minhas amigas, que a retiveram como uma revelação. Afinal, não é uma frase consensual e assumo que só a defendo sem “mas” por causa da minha experiência e percepção da realidade. Contudo, o meu desejo é que quem olhe para mim encontre o descanso que eu tenho na ajuda (sem ser auto), na comunhão, na dependência, na aceitação, na empatia, na presença e no testemunho. Em tudo isto, nunca deixa de haver liberdade. 
Para quem, como eu, vive qual tartaruga numa carapaça, que está muitas vezes desgastada, quase como uma casa em obras, a lidar com dores físicas indomáveis, totalmente desalinhadas (e bem) com o que a alma tem dentro, só há uma direção possível: fazê-lo acompanhada! Almejar não precisar de ninguém é o maior perigo dos dias que correm. A nossa maior resistência a Deus, ou a uma qualquer ideia d’Ele, é também o medo de perdermos liberdade e com isso perdermo-nos. O dia em que descobrimos que é a precisar d’Ele que verdadeiramente nos encontramos transforma o nosso entendimento acerca de todos os conceitos em que, por não sermos os génios da lâmpada mágica, não podemos mudar. E estará tudo bem, porque a paz da aceitação é a única capaz de transfigurar o sacrifício em dádiva. 
#gotasnocharco #paciencia #esperanca #espera #aceitacao
📸 by @luisscastrophoto

467 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : A independência está a um passo da solidão! A frase é minha e hoje interpelou algumas das minhas amigas, que a retiveram como uma revelação. Afinal, não é uma frase consensual e assumo que só a defendo sem “mas” por causa da minha experiência e percepção da realidade. Contudo, o meu desejo é que quem olhe para mim encontre o descanso que eu tenho na ajuda (sem ser auto), na comunhão, na dependência, na aceitação, na empatia, na presença e no testemunho. Em tudo isto, nunca deixa de haver liberdade. Para quem, como eu, vive qual tartaruga numa carapaça, que está muitas vezes desgastada, quase como uma casa em obras, a lidar com dores físicas indomáveis, totalmente desalinhadas (e bem) com o que a alma tem dentro, só há uma direção possível: fazê-lo acompanhada! Almejar não precisar de ninguém é o maior perigo dos dias que correm. A nossa maior resistência a Deus, ou a uma qualquer ideia d’Ele, é também o medo de perdermos liberdade e com isso perdermo-nos. O dia em que descobrimos que é a precisar d’Ele que verdadeiramente nos encontramos transforma o nosso entendimento acerca de todos os conceitos em que, por não sermos os génios da lâmpada mágica, não podemos mudar. E estará tudo bem, porque a paz da aceitação é a única capaz de transfigurar o sacrifício em dádiva. #gotasnocharco #paciencia #esperanca #espera #aceitacao 📸 by @luisscastrophoto
Likes : 467
Mafalda Ribeiro - 461 Likes - “Cada Homem é o Presépio onde Deus nasce”, by @comodissetolentino. E porque assim é, este Natal, desejo a todos, e a cada um, que encontrem ou reencontrem-se com o brilho genuíno desta quadra, e que ele possa permanecer todo o ano, independentemente das circunstâncias. Desatem os nós e transformem-nos em laços genuínos de bem e de paz. Libertem-se dos artifícios, convenções sociais, pareceres, obrigações culturais e tradições ocas de sentido e procurem a Luz verdadeira que vos conduz à Manjedoura. Ao Essencial. À razão desta estação: Jesus! ✨ Pois é essa Luz, feita Estrela, que guiou tantos até ao Centro do Natal há   de 2000 anos, que continua a colocar-nos a todos em movimento, a partir da História mais importante de todas as estórias. O Menino dos Anos, que devíamos todos celebrar hoje, é a nossa Esperança encarnada. Foi Ele quem nos levou à Mesa e nos deixou a responsabilidade de sermos também nós Luz para todos, nela e a partir dela. Repartindo-nos (e não, empaturrando-nos!), como Ele fez. Que haja esta Presença nas vossas Casas, Mesas e corações. Que o Natal com significado seja desembrulhado com verdade e consistência. Um santo Natal e obrigada por estarem no meu caminho ✨🎄🙌

461 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : “Cada Homem é o Presépio onde Deus nasce”, by @comodissetolentino. E porque assim é, este Natal, desejo a todos, e a cada um, que encontrem ou reencontrem-se com o brilho genuíno desta quadra, e que ele possa permanecer todo o ano, independentemente das circunstâncias. Desatem os nós e transformem-nos em laços genuínos de bem e de paz. Libertem-se dos artifícios, convenções sociais, pareceres, obrigações culturais e tradições ocas de sentido e procurem a Luz verdadeira que vos conduz à Manjedoura. Ao Essencial. À razão desta estação: Jesus! ✨ Pois é essa Luz, feita Estrela, que guiou tantos até ao Centro do Natal há de 2000 anos, que continua a colocar-nos a todos em movimento, a partir da História mais importante de todas as estórias. O Menino dos Anos, que devíamos todos celebrar hoje, é a nossa Esperança encarnada. Foi Ele quem nos levou à Mesa e nos deixou a responsabilidade de sermos também nós Luz para todos, nela e a partir dela. Repartindo-nos (e não, empaturrando-nos!), como Ele fez. Que haja esta Presença nas vossas Casas, Mesas e corações. Que o Natal com significado seja desembrulhado com verdade e consistência. Um santo Natal e obrigada por estarem no meu caminho ✨🎄🙌
Likes : 461
Mafalda Ribeiro - 461 Likes - “Cada Homem é o Presépio onde Deus nasce”, by @comodissetolentino. E porque assim é, este Natal, desejo a todos, e a cada um, que encontrem ou reencontrem-se com o brilho genuíno desta quadra, e que ele possa permanecer todo o ano, independentemente das circunstâncias. Desatem os nós e transformem-nos em laços genuínos de bem e de paz. Libertem-se dos artifícios, convenções sociais, pareceres, obrigações culturais e tradições ocas de sentido e procurem a Luz verdadeira que vos conduz à Manjedoura. Ao Essencial. À razão desta estação: Jesus! ✨ Pois é essa Luz, feita Estrela, que guiou tantos até ao Centro do Natal há   de 2000 anos, que continua a colocar-nos a todos em movimento, a partir da História mais importante de todas as estórias. O Menino dos Anos, que devíamos todos celebrar hoje, é a nossa Esperança encarnada. Foi Ele quem nos levou à Mesa e nos deixou a responsabilidade de sermos também nós Luz para todos, nela e a partir dela. Repartindo-nos (e não, empaturrando-nos!), como Ele fez. Que haja esta Presença nas vossas Casas, Mesas e corações. Que o Natal com significado seja desembrulhado com verdade e consistência. Um santo Natal e obrigada por estarem no meu caminho ✨🎄🙌

461 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : “Cada Homem é o Presépio onde Deus nasce”, by @comodissetolentino. E porque assim é, este Natal, desejo a todos, e a cada um, que encontrem ou reencontrem-se com o brilho genuíno desta quadra, e que ele possa permanecer todo o ano, independentemente das circunstâncias. Desatem os nós e transformem-nos em laços genuínos de bem e de paz. Libertem-se dos artifícios, convenções sociais, pareceres, obrigações culturais e tradições ocas de sentido e procurem a Luz verdadeira que vos conduz à Manjedoura. Ao Essencial. À razão desta estação: Jesus! ✨ Pois é essa Luz, feita Estrela, que guiou tantos até ao Centro do Natal há de 2000 anos, que continua a colocar-nos a todos em movimento, a partir da História mais importante de todas as estórias. O Menino dos Anos, que devíamos todos celebrar hoje, é a nossa Esperança encarnada. Foi Ele quem nos levou à Mesa e nos deixou a responsabilidade de sermos também nós Luz para todos, nela e a partir dela. Repartindo-nos (e não, empaturrando-nos!), como Ele fez. Que haja esta Presença nas vossas Casas, Mesas e corações. Que o Natal com significado seja desembrulhado com verdade e consistência. Um santo Natal e obrigada por estarem no meu caminho ✨🎄🙌
Likes : 461
Mafalda Ribeiro - 461 Likes - “Cada Homem é o Presépio onde Deus nasce”, by @comodissetolentino. E porque assim é, este Natal, desejo a todos, e a cada um, que encontrem ou reencontrem-se com o brilho genuíno desta quadra, e que ele possa permanecer todo o ano, independentemente das circunstâncias. Desatem os nós e transformem-nos em laços genuínos de bem e de paz. Libertem-se dos artifícios, convenções sociais, pareceres, obrigações culturais e tradições ocas de sentido e procurem a Luz verdadeira que vos conduz à Manjedoura. Ao Essencial. À razão desta estação: Jesus! ✨ Pois é essa Luz, feita Estrela, que guiou tantos até ao Centro do Natal há   de 2000 anos, que continua a colocar-nos a todos em movimento, a partir da História mais importante de todas as estórias. O Menino dos Anos, que devíamos todos celebrar hoje, é a nossa Esperança encarnada. Foi Ele quem nos levou à Mesa e nos deixou a responsabilidade de sermos também nós Luz para todos, nela e a partir dela. Repartindo-nos (e não, empaturrando-nos!), como Ele fez. Que haja esta Presença nas vossas Casas, Mesas e corações. Que o Natal com significado seja desembrulhado com verdade e consistência. Um santo Natal e obrigada por estarem no meu caminho ✨🎄🙌

461 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : “Cada Homem é o Presépio onde Deus nasce”, by @comodissetolentino. E porque assim é, este Natal, desejo a todos, e a cada um, que encontrem ou reencontrem-se com o brilho genuíno desta quadra, e que ele possa permanecer todo o ano, independentemente das circunstâncias. Desatem os nós e transformem-nos em laços genuínos de bem e de paz. Libertem-se dos artifícios, convenções sociais, pareceres, obrigações culturais e tradições ocas de sentido e procurem a Luz verdadeira que vos conduz à Manjedoura. Ao Essencial. À razão desta estação: Jesus! ✨ Pois é essa Luz, feita Estrela, que guiou tantos até ao Centro do Natal há de 2000 anos, que continua a colocar-nos a todos em movimento, a partir da História mais importante de todas as estórias. O Menino dos Anos, que devíamos todos celebrar hoje, é a nossa Esperança encarnada. Foi Ele quem nos levou à Mesa e nos deixou a responsabilidade de sermos também nós Luz para todos, nela e a partir dela. Repartindo-nos (e não, empaturrando-nos!), como Ele fez. Que haja esta Presença nas vossas Casas, Mesas e corações. Que o Natal com significado seja desembrulhado com verdade e consistência. Um santo Natal e obrigada por estarem no meu caminho ✨🎄🙌
Likes : 461
Mafalda Ribeiro - 458 Likes - Um dos meus versículos de eleição da Bíblia está em Salmos 30:5: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Porque para mim ele remete-me automaticamente para a Esperança. Por mais escura que seja a nossa noite, há a promessa da manhã e, com ela, a vinda da claridade da alegria. Contudo, para quem vive com a dor crónica - nos períodos de crise aguda então ainda mais - é pela manhã que vem a escuridão daquele tipo de dor que nunca fica a zeros. É na rigidez matinal das articulações que me sinto muitas vezes como uma criança perdida, que por momentos se deixou largar da mão da alegria. Faça o que fizer, no dia anterior, é no despertar que a dor se torna interminável. Para quem, como eu, aprendeu por hábito, no dia-a-dia, a não lhe dar palco, nestas fases tenho de lidar muitas vezes com a incompreensão alheia, ainda que bem intencionada, dos que preferem a justificação à (minha) aceitação. “Não devias ter saído ontem. Se calhar andas a abusar. Tu não páras. Será do tempo? O que é que andas a comer? Não andas a dormir bem? Isso é stress ou a pressão do trabalho, só pode…” e continua. Nem todas as dores têm de ter um bode expiatório. Nem sempre os corpos onde elas passeiam têm cabeças irresponsáveis. E de todas as vezes em que de manhã o despertador da alegria não toca, porque é a dor crónica quem canta, isso chama-se condição. É um estado que se acolhe (ou não) até passar. A última coisa que se espera é que esta dor que, no fundo, é invisível como todas as dores, seja compreendida. Mas a melhor forma de sermos os facilitadores da Esperança de quem está sentado na dor ou, literalmente, sentado à espera que ela se vá, é nos alegrarmos com a sua aceitação. É crermos que o choro vai findar. E que há sempre finalidade em tudo o que não conseguimos explicar 🙏✨
📸 by @carlapais.photography 
#gotasnocharco #aceitacao #dorcronica #esperanca #esperarsentada #condicao

458 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Um dos meus versículos de eleição da Bíblia está em Salmos 30:5: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Porque para mim ele remete-me automaticamente para a Esperança. Por mais escura que seja a nossa noite, há a promessa da manhã e, com ela, a vinda da claridade da alegria. Contudo, para quem vive com a dor crónica – nos períodos de crise aguda então ainda mais – é pela manhã que vem a escuridão daquele tipo de dor que nunca fica a zeros. É na rigidez matinal das articulações que me sinto muitas vezes como uma criança perdida, que por momentos se deixou largar da mão da alegria. Faça o que fizer, no dia anterior, é no despertar que a dor se torna interminável. Para quem, como eu, aprendeu por hábito, no dia-a-dia, a não lhe dar palco, nestas fases tenho de lidar muitas vezes com a incompreensão alheia, ainda que bem intencionada, dos que preferem a justificação à (minha) aceitação. “Não devias ter saído ontem. Se calhar andas a abusar. Tu não páras. Será do tempo? O que é que andas a comer? Não andas a dormir bem? Isso é stress ou a pressão do trabalho, só pode…” e continua. Nem todas as dores têm de ter um bode expiatório. Nem sempre os corpos onde elas passeiam têm cabeças irresponsáveis. E de todas as vezes em que de manhã o despertador da alegria não toca, porque é a dor crónica quem canta, isso chama-se condição. É um estado que se acolhe (ou não) até passar. A última coisa que se espera é que esta dor que, no fundo, é invisível como todas as dores, seja compreendida. Mas a melhor forma de sermos os facilitadores da Esperança de quem está sentado na dor ou, literalmente, sentado à espera que ela se vá, é nos alegrarmos com a sua aceitação. É crermos que o choro vai findar. E que há sempre finalidade em tudo o que não conseguimos explicar 🙏✨ 📸 by @carlapais.photography #gotasnocharco #aceitacao #dorcronica #esperanca #esperarsentada #condicao
Likes : 458
Mafalda Ribeiro - 432 Likes - Gotas de uma noite de Dilúvio de Emoções:
1. O dom materializado 
2. A oração 
3. O lançamento 
4. O louvor na música 
5. A partilha nas palavras 
5. O abraço da chegada 
6. A viagem da partida 
(to be continued…) 💦📖
📸 by @b_love.studios 
#gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284

432 Likes – Mafalda Ribeiro Instagram

Caption : Gotas de uma noite de Dilúvio de Emoções: 1. O dom materializado 2. A oração 3. O lançamento 4. O louvor na música 5. A partilha nas palavras 5. O abraço da chegada 6. A viagem da partida (to be continued…) 💦📖 📸 by @b_love.studios #gotasnocharco #livro #lançamento #gratidao #mafaldaribeiro #haveaniceday #coletivo284
Likes : 432