José Raposo Instagram – Eu sei que qualquer dia isto parece um obituário, mas é importante falar das pessoas da minha área, já que é raro haver referências aos artistas portugueses. JORGE FRAGA foi um completo homem de teatro que formou muita gente, foi dos primeiros a fazer a descentralização teatral ao fundar o grupo “ A Centelha” em Viseu em 1976. Não me cruzei com ele, mas sei da sua importância no nosso teatro! A minha homenagem e os sentimentos à família e a todos os que aprenderam com ele!
Junto um texto do grupo Trigo Limpo – ACERT, de Tondela, falando do Fraga :
“Chegou a Viseu em 1976. Fundou, conjuntamente com São José Lapa, Alberto Lopes e António Cruz o grupo de teatro “A Centelha”. O grupo tinha “nascido” ainda na Escola de Teatro do Conservatório Nacional e, naquele momento da vida do país, iniciou o processo de descentralização, tal como outros projetos teatrais.
Em Viseu, Jorge Fraga e os seus companheiros de aventura enfrentaram e afrontaram um conservadorismo caduco, sendo rotulados com os nomes de fármacos políticos que eram proibidos na dieta dos saudosistas.
Foi o primeiro grupo profissional do distrito de Viseu. Uma pedrada no charco pela ousadia do teatro que apresentavam, quebrando modelos tradicionalistas e revolucionando esteticamente pela postura perante os poderes instituídos.
Nessa altura, Alberto Lopes apoiou os ensaios do Trigo Limpo (ainda estrutura amadora) e Jorge Fraga tornou-se um militante afetivo dos espetáculos do Trigo Limpo e, a partir de 1979, das atividades da ACERT, a quem dedica verdadeiro apreço crítico.
Após “A Centelha” se ter extinguido, Jorge Fraga é o único fundador que fica nestas terras. Forma, anos mais tarde (1982), a Companhia de Teatro de Viseu com Victor Esteves, Conceição Aguiar, Vladimir Franklin e Cândida Vieira e dois “trigos limpos”, , José Rui e Luís Viegas, reiniciando a atividade teatral profissional, estreando A Farsa do Mestre Pathelin, seguindo-se outras criações onde foi encenador e intérprete.
(continua nos comentários) | Posted on 20/Aug/2024 21:22:27
Check out the latest gallery of José Raposo



